HAC e UPA 24h Subúrbio realizam primeiro simulado de incêndio

Fumaça, sirene e extintores à mão de brigadistas do Hospital Alayde Costa (HAC) e da UPA 24h Subúrbio, em Salvador (BA). Essa poderia ser a descrição de uma cena de emergência, mas todos os elementos citados fizeram parte do primeiro simulado de combate a incêndio e evacuação das unidades, na última sexta-feira (3, organizado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A ação visou à capacitação de colaboradores e também acompanhantes, para que saibam como devem agir em caso de emergência. Barbara Borges, que acompanha há dois meses uma paciente do HAC, aprovou o treinamento. “Achei muito bom, é uma experiência para não ter desespero”, avaliou.

Atenta a cada detalhe, ela também fez questão de, após participar do procedimento de evacuação do prédio, assistir ao treinamento que o SESMT realizou com os brigadistas, que demonstrou o uso correto de extintores de CO2, água e pó químico para apagar o fogo. Barbara também aprendeu a fazer a massagem cardíaca com bonecos simuladores de primeiros socorros, em ação realizada com a equipe.

Desde abril, o SESMT vem realizando capacitações teóricas com os brigadistas, os colaboradores e acompanhantes, explicando o plano de contingência e abandono das unidades. Essa foi a primeira simulação, que será repetida em outros dias e horários, para alcançar o maior número de colaboradores. “Usamos aparelho de fumaça artificial para simular um incêndio” explicou Ivana Moraes, que conduziu o treinamento com Job Almeida, ambos técnicos do SESMT.

Atualmente contando com 22 brigadistas treinados por empresa especializada, a equipe se prepara para receber novos membros. Os colaboradores interessados em integrar o grupo devem procurar o SESMT, que oferecerá capacitação teórica e prática a 20 novos brigadistas no próximo semestre. André Amaral, fisioterapeuta do HAC, faz parte da primeira turma e resume o objetivo principal da equipe: “a ideia é de poder fazer a diferença e salvar alguém”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde