Teatro lúdico no Dia Mundial Sem Tabaco marcou semana no HEUE

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. A afirmação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para incentivar os pacientes, acompanhantes e colaboradores a largarem de vez o cigarro, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), promoveu teatro lúdico no Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio.

A peça “Apague esse mal” contou a história de pessoas que faziam de tudo para largar o cigarro, incluindo idosa, jovem que só fumava em balada e um pai de primeira viagem. Do outro lado, uma personagem grávida, que largou o cigarro assim que decidiu engravidar. Durante as trocas de experiências, a futura mamãe estimulava os fumantes a largar o cigarro — e consequentemente, economizar. Durante a fala, Jurema como era chamada, conseguiu guardar dinheiro suficiente para montar o enxoval do filho. Durante as conversas, o personagem “cigarro” tentava mudar o pensamento das pessoas a não pararem com o vício.

Produzida e dirigida pelos colaboradores do HEUE, a peça será reapresentada na sexta-feira, dia 3 de junho, às 14h, na Reunião de Acolhimento.

A cabeleireira Luciene Passos de Mattos elogiou a iniciativa do hospital. Ela que aguardava o horário da visita na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contou que foi fumante por 10 anos e há oito anos não fuma. “É a primeira vez que venho neste hospital e parabenizo os funcionários pela ação. Temos que fazer a diferença mesmo. Tenho certeza que durante a apresentação, os personagens despertaram a atenção das pessoas, não só pelo mal que o cigarro é capaz de fazer na vida das pessoas, mas pelo prejuízo financeiro que ele também pode causar, principalmente na crise que vivemos”, disse Luciene.

No término da apresentação na recepção, foram distribuídos folhetos com orientações e maçãs, como incentivo de trocar o cigarro por uma fruta.

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde).

 

Estatística sobre o tabagismo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que 63% dos óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 30% das mortes por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, laringe, boca e faringe são causadas pelo tabagismo.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela OMS em 1987, com objetivo de alertar os fumantes sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao Tabagismo. Em 2016, a OMS iniciou uma campanha para os países adotarem a padronização de embalagens de produtos de tabaco. A proposta é restringir o uso de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro, evitando assim, rotulagens enganosas.