Pacientes do Hospital Municipal elogiam entrega de mudas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente

Os pacientes que receberam alta do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes saíram da unidade com mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. A inciativa faz parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente e foi realizada em parceria com a Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes e o Instituto Embu de Sustentabilidade. Cinquenta e quatro mudas de Ipê-rosa, Palmeira-real, Palmeira-Juçara e Nona foram entregues aos pacientes no momento da saída do hospital.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, o diretor-geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes, e a presidente do Voluntariado de Mogi, Mara Bertaiolli, participaram, nesta quarta-feira (1°), do primeiro dia da entrega das mudas. A distribuição aos pacientes ocorrerá até sexta-feira.

O primeiro a receber foi o pequeno Alexandre de Paiva Vicco Fontes Junior, de 8 anos. “Eu vou plantar no quintal de casa e cuidarei direitinho. Também vou ensinar os meus irmãos”, garantiu Alexandre, que estava acompanhado do tio Tiago Vicco, 27. “Nunca tinha visto algo parecido com isso. Gostei muito”, destacou.

A mãe da Manuela, de um ano e quatro meses, a recepcionista Aline Maciel, 24 anos, disse que a iniciativa faz com as pessoas se sintam “em casa”. “Este talvez seja o único hospital onde somos bem recebidos e sentimos falta quando vamos embora”, disse.

A dona de casa Julia Aparecida dos Santos, 38 anos, destacou que a entrega da muda representa o amor entre as pessoas e “o mundo está precisando de gestos como esse”.

Mara Bertaiolli ressaltou que “ações em prol da natureza aproximam as pessoas e tornam o ambiente mais humano”. Já o secretário municipal Marcello Cusatis, observou que a iniciativa comprova, mais uma vez, que o Hospital Municipal tem entre os objetivos implantar e servir de exemplo de medidas sustentáveis. “O hospital, assim como toda a Prefeitura de Mogi das Cruzes, está preocupado com a preservação do meio-ambiente”, disse. “Ao entregar esta singela muda, tornamos o hospital um local ainda mais receptivo, acolhedor e inovador”, acrescentou.

O diretor-geral do Hospital Municipal, Matheus Gomes, ressaltou que a preocupação com a preservação do meio-ambiente faz parte do Planejamento Estratégico da unidade. “Nós contamos com uma série de medidas sustentáveis que, inclusive, fizeram com que o hospital recebesse o Prêmio Amigo do Meio Ambiente. Um dos pilares da nossa gestão tem a sustentabilidade como base”, lembrou.

Além das iniciativas de gestão voltadas à sustentabilidade, a estrutura do hospital conta com reúso de água de chuva, com capacidade total de reúso de 41 mil litros de água, o que possibilita a utilização por até quatro dias; aquecimento de água por energia solar, o que resulta em uma redução estimada de 10% no consumo de energia elétrica; e um solarium, uma área no terceiro andar colocado à disposição para o convívio social, além de momentos de lazer e de descanso.

Paulo Sergio Pereira dos Santos, gestor Ambiental do Instituto Embu de Sustentabilidade, afirmou que esta é a primeira etapa de uma parceria que ainda prevê a construção de um viveiro de plantas no solarium. “Doar plantas é um ato significante porque conta com um simbologismo muito marcante, que é o de distribuir vida e, quando bem cuidada, cresce e dá bons frutos”, disse.

Marina Chikusa Hirata, coordenadora de projetos de Educação do Instituto Embu, informou que as mudas foram coletadas da reserva legal do instituto, localizada na Serra do Itapeti.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes há dois anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Administração Municipal.

No dia 22 de março deste ano, o HMMC recebeu a certificação “Acreditado” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Gerenciado pela Pró-Saúde desde, quando deu início às atividades, o Hospital Municipal recebeu a certificação depois de cumprir uma série de protocolos e exigências que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo aspectos assistenciais, aspectos estruturais e processos de trabalho. A certificação é sinônimo de qualidade e segurança aos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde