UPA 24h Valéria reduz uso de copos descartáveis na semana do Meio Ambiente

Já no ritmo do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo, dia 5 de junho, a UPA 24h Valéria, em Salvador, deu um passo para tornar mais sustentável o consumo de copos descartáveis na unidade. Em ação iniciada na segunda-feira, 30, pelo Núcleo de Qualidade da Pró-Saúde na Bahia em parceria com a direção da UPA, cerca de 120 squeezes começaram a ser distribuídas para os colaboradores. Durante a entrega das garrafas, as equipes participam de dinâmica para aprender mais sobre o tempo de decomposição desses materiais.

Um copo descartável, por exemplo, leva cerca de 50 anos para se decompor no meio ambiente. Hoje, na unidade, algumas equipes maiores têm um consumo semanal de até 500 copos. Segundo Itana Moraes, assistente de Qualidade da Pró-Saúde na Bahia, o objetivo é fazer com que os colaboradores troquem os copos pelo squeeze, diminuindo o uso diário do produto e exercitando a mudança de hábitos de consumo. “A ideia é reduzir essa quantidade, pois quanto maior o consumo, maior o envio de material para o aterro sanitário”, explicou ela.

Para disseminar as informações sobre o tema e gerar a conscientização das equipes, foi realizada uma dinâmica em que os colaboradores colocaram produtos variados dentro de três caixas, que indicavam tempos de decomposição diferentes: de três a seis meses, de cinco a 50 anos, ou mais de 100 anos. Na oportunidade, eles aprenderam sobre o tempo correto de degradação de cada um dos produtos e a importância do consumo consciente. “A ideia é atingirmos equipes que ficam muito tempo na unidade e que, portanto, apresentam maior consumo. A mudança de cultura não é fácil, mas devemos começar”, afirma Walmir Gomes, diretor da UPA 24h Valéria.

Essa não é a primeira ação da UPA para uma atuação mais sustentável. Desde o final de 2015, todos os copos descartáveis de água e café da unidade, bem como outros materiais descartáveis, são coletados pela cooperativa Cooperes, que prensa os produtos e destina os fardos criados para a reciclagem.

A ação de distribuição de squeezes e conscientização para a redução do uso de copos descartáveis continuará a ser realizada ao longo da semana, por Adriana dos Anjos e Alexsandro Araújo, da equipe de enfermagem da unidade, até que todos os colaboradores tenham participado da dinâmica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde