Nova ferramenta de gestão aperfeiçoa qualidade e segurança do paciente

Com a frase de incentivo “Nosso Desafio Permanente de Qualidade”, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), promoveu entre os dias 23 e 25 de maio, no auditório da unidade, o treinamento de sensibilização para a prática de ações que promovam qualidade e segurança na assistência.

O encontro é a preparação para a atividade de auditoria do Requisitos de Apoio a Gestão (RAG), programada para acontecer entre os dias 30 de maio a 2 de junho, na unidade. O RAG é uma ferramenta desenvolvida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que administra o hospital. O objetivo é fortalecer os processos institucionais, no que diz respeito à melhoria da qualidade e segurança assistencial. 

Para integrar as equipes no processo, foram afixados cartazes nos murais do hospital e visitas da equipe do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) nos setores. “O intuito foi mobilizar os colaboradores a participarem das instruções preparatórias para o RAG”, explicou o coordenador do NQSP, Gilberto Weber Neto.

O encontro denominado “Sensibilização da Qualidade e Segurança do Paciente”, aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio.

Durante a capacitação aplicada no HEUE, a consultora da Qualidade do RAG, Luciane de Falchi Carraro de Oliveira, deixou uma pergunta e reflexão para os colaboradores: “Por que pensar em qualidade com foco na segurança do paciente? ”. Ela acrescentou que resposta à questão é valiosa, mas é necessário que as equipes estejam ligadas no processo, que vai desde equipe da manutenção, até o técnico de enfermagem, que diretamente presta assistência ao usuário.

“Uma assistência de qualidade envolve todos os colaboradores, e quando alcançamos resultados positivos, conseguimos sempre oferecer o melhor para o usuário. Para isso, é necessária uma comunicação unificada”, afirma a consultora.

Para exemplificar a importância do trabalho em equipe, Luciane aplicou a “dinâmica da bala”. Foi necessário formar um círculo, com os colaboradores em pé. Cada um recebeu uma bala, em seguida, de mãos dadas, cada pessoa tinha a missão de retirar a bala da embalagem, ajudar o colega a fazer o mesmo, sem soltar as mãos e, por fim, colocar a bala na boca.

“Precisamos entender que não conseguimos nada sozinhos. Para alcançarmos o melhor, é necessário sempre contar com a ajuda do outro”, observou a consultora.

O diretor geral do HEUE, Paulo Santos, explicou que o envolvimento dos colaboradores na sensibilização é um passo importante, evidenciando o compromisso com uma assistência de qualidade. “Com a vinda do RAG na nossa instituição, teremos a oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos e o resultado disso é ganho para todos, principalmente para os usuários”, afirma o diretor.

Durante o dia 25 de maio, de 8h às 17h, no auditório da unidade, coordenadores assistenciais e administrativos estão sendo orientados sobre os detalhes da visita do RAG.

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