Serviço social é tema de debate sobre a profissão no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Promover assistência humanizada e proporcionar o bem-estar coletivo: os assistentes sociais podem atuar em diversas áreas de atendimento — reabilitação, educação, família e saúde.

Para mostrar a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais na área da saúde, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), recebeu a representante do Conselho Regional do Serviço Social Sabrina Lúcia Pinto da Silva.

Sabrina participou de um bate-papo sobre a “Rotina do Serviço Social na Saúde”. O encontro reuniu colaboradores e acompanhantes. A palestrante explicou que o trabalho do assistente social na área da saúde atende os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa atuação é direta com o paciente, com foco no cuidado integral em saúde, dos direitos dos usuários, reforçando as noções de cidadania para os pacientes e familiares”, comentou.

O enfermeiro Maxson de Paula Souza acrescentou que o Serviço Social exerce um papel importante e atua, diretamente, com a equipe da Enfermagem. “A equipe é bem engajada e dinâmica — consegue transmitir segurança para as famílias, nos momentos em que essas pessoas precisam de assistência, inclusive fora do hospital”, afirma o enfermeiro.

O encontro, ocorrido na tarde do dia 18, foi promovido em razão do Dia Nacional do Serviço Social, comemorado em 15 de maio.

 

Acolhimento

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, cinco profissionais compõem a equipe de assistentes sociais. Eles realizam aproximadamente 50 atendimentos diários, que vão desde as orientações durante a internação até o auxílio para realização de exames externos, transferência hospitalar e marcações de consultas na rede pública de saúde.

A assistente social Pérola Castro Oliveira comenta que é necessário equilíbrio para lidar com os problemas alheios, principalmente em situações em que um paciente não pode contar com um membro da família, por exemplo. “Recebemos casos de pacientes internados que não têm nem família. Nosso objetivo é buscar auxílio para essas pessoas, realizando contatos em abrigos. Nossa maior satisfação é quando conseguimos proporcionar o bem-estar para essas pessoas e ajudá-las a integrar na sociedade”, explica a assistente social.

Um desafio: é dessa maneira que a assistente social Ariane Campos define a profissão. “Atuar como assistente social requer um contínuo processo de compreensão dos diferentes aspectos sociais, econômicos e culturais. Quando alcanço um resultado satisfatório para os usuários, sinto-me motivada a continuar nesta profissão que tanto me orgulho”, destaca Ariane.

Os assistentes sociais do hospital compõem a equipe multidisciplinar da unidade, especialmente durante as reuniões de acolhimento dos pacientes. Este é o momento de o acompanhante entender o funcionamento da rotina hospitalar e a oportunidade de tirar suas dúvidas.

Além da reunião de acolhimento, o Serviço Social trabalha diretamente com a Psicologia, por meio do projeto Sala de Espera. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, às 15h30, e envolvem os acompanhantes dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A equipe de assistentes sociais integra, ainda, a Comissão de Humanização do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde