Oncológico Infantil alcança meta na I Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea

Com o tema “Quando você doa sangue, a brincadeira continua”, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), recebeu nesta terça-feira (24/05), 159 voluntários durante a I Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. No total, foram realizadas 76 doações de sangue e 50 cadastros de medula óssea, ultrapassando a meta estipulada de 30 cadastros. Segundo a médica hematologista, Iê Fernandez, o número foi considerado positivo. “Estamos muito felizes, pois conseguimos um grande número de doações e cadastros, mesmo com a greve do transporte coletivo, se não fosse isso, tenho certeza que iríamos também bater nossa meta de 100 bolsas de sangue” relata.

A campanha promovida pelo hospital, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), teve como principal objetivo ajudar a abastecer os estoques e cadastrar possíveis doadores de medula, o que consequentemente vai ajudar a salvar muitas vidas. “Na semana passada minha filha precisou de sangue, pois ficou muito debilitada devido a quimioterapia, e graças a Deus ela conseguiu e hoje está bem, é por ela que estou aqui, pois ela me pediu para vim doar, para assim ajudar outras pessoas” relata Luciana Castro, mãe da jovem C. M. S., de 13 anos. “Eu nunca havia doado, e depois de hoje serei uma doadora assídua” diz a mãe. 

O sangue é insubstituível em sua totalidade, por isso a doação voluntária é fundamental. Uma única bolsa doada pode salvar até quatro vidas, pois pode ser fracionada em até quatro bolsas menores, e com outros hemocomponentes, que podem ser separados e utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente, como plaquetas, plasma e hemácias. Portanto, a doação de sangue deve ser percebida como atitude de responsabilidade social.

Segundo a médica Iê Fernandez, mensalmente o Oncológico Infantil faz uma média transfusional de 450 bolsas. “O paciente oncológico é muito delicado e frágil, principalmente por ser tratar de crianças, com isso, a transfusão de sangue é muito constante, o que nos faz reforçar ainda mais o apelo à sociedade para abraçar essa causa, doar sangue é doar vida” diz a médica.

 

Programação

Para contemplar os doadores voluntários, o hospital promoveu uma programação especial, que contou com a participação dos personagens infantis: Batman e Homem Aranha; além de pintura de rosto; oficina de customização e entrega de brindes. “Já sou voluntária, mas o ato de doar sangue é sempre extraordinário, por isso eu não meço esforços, deixo tudo o que tenho para fazer, e dedico esse momento para me doar ao próximo, principalmente por saber que estou ajudando a salvar a vida destas crianças lindas e cativantes, que precisam muito, não só de sangue, como também de amor e atenção” diz a empresária Viviane Viegas, doadora voluntária.

 

O hospital

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) é referência no tratamento do câncer infantojuvenil na região Norte. Totalmente público e gratuito, pertence ao Governo do Estado do Pará, com gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde