Responsabilidade Social: Hospital Metropolitano inicia ciclo de palestras para usuários

A dona de casa Márcia Magalhães visitou uma amiga internada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), na última sexta-feira, 20 de maio. Enquanto aguardava o horário de entrada na recepção principal da unidade de saúde, ela assistiu a uma palestra cujo tema abordou O que faz um assistente social?.  “Achei interessante porque mostra o que faz um profissional do hospital, explicando para pessoas que não entendem. Então, tem uma questão de esclarecimento”, falou Márcia.

O Hospital Metropolitano iniciou um projeto com palestras educativas variadas, promovidos pela coordenação de Biopsicossocial, para usuários, acompanhantes e colaboradores. A próxima está agendada para o dia 30 de maio, com a temática Orientações básicas ao acompanhante. A ideia é fazer cada palestra em um ambiente diferente, de forma a causar interação nos diversos locais do Hospital Metropolitano, englobando a recepção do Same e ambulatório de trauma.

“É um projeto de responsabilidade social, visando interagir com colaboradores, usuários e acompanhantes. O serviço social, enquanto norteador de esclarecimento e construção de cidadania, teve a ideia de trazer para dentro do espaço ainda mais informação”, disse a coordenadora do Psicossocial, Betânia Mourão. “Em geral, o público chega cheio de angústia e medo, ansiedade com relação ao familiar que está internado. A nossa ideia foi aproveitar este momento e levar temática que possam trazer conhecimento, tirar o foco da ansiedade, construindo cidadania. Isso é fazer responsabilidade social”, defendeu Betânia.

A assistente social, Josany Rosa, avaliou que o contato com acompanhantes e usuários foi importante para detalhar o papel do serviço social. “A nossa função primordial é fazer a efetivação da garantia de direitos desse paciente, não somente dele, mas também dos familiares, buscando também acolher. Quando eles chegam ao hospital, vão se deparar com a profissional do serviço social. Fazendo esse papel de acolhimento, damos a certeza ao paciente e familiar que eles estão sob cuidado de um hospital referência”.