UPA 24h Macarenko realiza dinâmica que mostra impactos da higienização das mãos

Colaboradores da UPA 24h Macarenko, em Sumaré (SP), participaram, na semana passada, de uma dinâmica que mostrou os impactos que a higienização provoca nas mãos.

Antes e depois de lavar as mãos, eles passaram um líquido fluorescente que revela impurezas impossíveis de serem visualizadas a olho nu. Depois, compararam os resultados ao colocar as mãos em uma caixa com luz especial.

A dinâmica fez parte de uma palestra promovida na unidade para reforçar o protocolo de segurança de colaboradores e pacientes, em razão ao Dia Mundial de Controle de Infecção, lembrando no domingo 16.

“A experiência surpreendeu muitos colegas de trabalho. A luz especial faz brilhar as impurezas presentes nas mãos, mesmo após a higienização. Isso mostra que não basta lavar, é preciso lavar as mãos corretamente”, explica a gerente de Enfermagem Liamara Kano Bariviera.

Em seguida, todos os 225 colaboradores dos setores da unidade receberam orientações individualmente. Eles reforçaram o passo a passo adotado pelo protocolo de segurança do usuário SUS (Sistema Único de Saúde), que mostra o método mais eficiente para higienizar as mãos.

“As mãos são o principal ‘instrumento’ de trabalho dos colaboradores e, consequentemente, agentes de transmissão. E a forma mais eficaz de proteger colaboradores e pacientes de infecções, é higienizá-las corretamente”, afirma Liamara.

Ela reforçou que em cada setor da UPA 24h Macarenko há dois dispensers com álcool gel e outros dois com sabão e papel toalha para que as pessoas possam higienizar as mãos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, lavar as mãos com água e sabão reduz em cerca de 40% a ocorrência de infecções.

A dinâmica foi realizada nos dias 11, 12 e 13 de maio. Este foi o segundo ano que a unidade promove a orientação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde