Hospital Galileu é destaque na Hospitalar 2016

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), participou da Hospitalar Feira+Fórum 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento começou na terça-feira, 17 de maio, e prossegue até o dia 20 de maio. Os gestores do Galileu apresentaram um projeto que teve um caráter inovador para a região: a Gameterapia, que consiste na fisioterapia com a utilização de videogame. A ação foi implantada em 2015 e é aliada no tratamento de reabilitação de usuários do Sistema único de Saúde (SUS). De acordo com fisioterapeutas, a terapia contribui na recuperação da força muscular dos pacientes e na amplitude de seus movimentos.

O fisioterapeuta e coordenador do Serviço de Fisioterapia do HPEG, Eduardo Eberhardt, apresentou no estande da Pró-Saúde, uma palestra intitulada “Gameterapia – Fisioterapia além da Reabilitação”. Eduardo, que é especialista em Terapia Intensiva, também mostrou vídeos de usuários que realizam parte de sua reabilitação com ajuda do projeto e comentou sobre os benefícios observados. “A Gamerapia é uma mudança na forma de fazer a reabilitação porque permite que o fisioterapeuta consiga maior adesão dos pacientes às sessões, pelo fato de ser mais agradável realizar os movimentos por meio dos jogos. Também é um projeto com caráter lúdico, provocando o estímulo da pontuação. Assim, os pacientes podem ver a melhora de seus movimentos”, disse. 

O Hospital

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), é uma unidade hospitalar de retaguarda que realiza atendimento médico de baixa e média complexidades em cardiologia, trauma-ortopedia e clínica médica. É mantido pelo Governo do Estado e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde