Colaboradores do Hospital Metropolitano capacitam bombeiros para atendimentos a queimados

Fiel a missão de promover saúde pública, colaboradores e residentes multiprofissionais do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) promoveram, neste mês de maio, um curso sobre pacientes queimados para servidores do Corpo de Bombeiros do Pará. O objetivo foi explicitar o atendimento, as sequelas e o tratamento pós-acidente. Aproximadamente 50 integrantes da corporação participaram do evento, além de representantes da Capitania dos Portos e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

A enfermeira Virgínia Iara explicou que uma das abordagens foi a fisiopatologia da queimadura. “Buscamos ampliar a temática por considerar que os órgãos de segurança precisam estar cientes do atendimento do hospital, de forma a conhecer o seu funcionamento”, comentou Virgínia.  A socialização da temática é uma ação de prevenção. De acordo com o setor de estatística do Hospital Metropolitano, os atendimentos para vítimas deste tipo de acidentes mantém números consideráveis. Em 2014, foram 597 atendimentos. Em 2015, 563. De janeiro a abril deste ano, 191 atendimentos já foram registrados. O Hospital mantém o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que registra vítimas de queimadura por água quente, elétrica, líquido inflamável e outros. 

A residente de fisioterapia do Hospital Metropolitano, Lorena Almeida, orientou sobre como proceder quando o atendimento pré-hospitalar for necessário. “Mostramos a nossa vivência, experiência prática adquirida na unidade, além do que diz a literatura. Falamos sobre o que eles podem fazer para anteceder o atendimento do hospital, como por exemplo dicas sobre posicionamento”.     

Unidade hospitalar pertencente ao Estado do Pará, o Hospital Metropolitano é um estabelecimento de saúde de média e alta complexidades, referência em atendimento de urgência e emergência em trauma e queimados para a região norte do Brasil. É administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde