Hospital Regional de Santarém estimula a prática de higienização das mãos

Lavar corretamente as mãos é um ato simples que se traduz na forma mais eficiente para prevenir a infecção hospitalar. Deixar de higienizar as mãos pode significar a manifestação de infecções e viroses que, aparentemente, surgem sem causa, já que cerca de 80% das doenças infecciosas são transmitidas pelas mãos. Dada a importância do ato, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou, ao longo desta semana, a 10ª Campanha de higienização das mãos, com diversas ações voltadas tanto para os funcionários da unidade, quanto para usuários e acompanhantes.

Acompanhante da mãe, de 70 anos, que passou por cirurgia ortopédica na unidade, Márcia Alcântara recebeu um kit contendo álcool em gel e um folder com orientações sobre como realizar a higienização das mãos. “É muito importante essa campanha, porque as mãos são veículos de muita contaminação, né? E fora os problemas que os pacientes já trazem. Essa campanha é muito boa para conscientizar as pessoas, tanto os acompanhantes, os visitantes e os próprios pacientes e funcionários. Informação nunca é demais. As mãos têm que estar sempre limpas”, afirma.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a lavagem das mãos com sabonete reduz as infecções diarreicas em até 40%. Ilda Padilha, que veio de Rurópolis, no oeste do estado, para visitar um parente internado no hospital, também recebeu informações sobre a importância de evitar essas doenças. “Eu aprendi que é importante lavar as mãos, ter esse cuidado com a higiene, para evitar o contágio de doenças. Essa é nossa obrigação, porque faz bem para nós, faz bem para quem está internado e para o próprio hospital. E, também, levamos esses ensinamentos para nossa cada, para que todos se cuidem e evitem ficar doentes”, conta.

Além das orientações voltadas para os usuários e acompanhantes, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital reforçou a importância da prática junto aos colaboradores. “A medida de higienização das mãos é a medida mais eficaz no controle da infecção hospitalar, já que os principais meios de trabalho dos profissionais de saúde são as mãos. E, se elas não forem higienizadas constantemente, podem acabar se transformando em um veículo de transmissão, passando esses micro-organismos de um paciente para o outro. Essa higienização simples, com água e sabão, ou se tiver álcool em gel, é suficiente para higienizar as mãos adequadamente e garantir uma maior segurança ao paciente”, explica a coordenadora do SCIH, médica infectologista Mariana Quiroga.

A OMS aponta que mais de 100 mil mortes acontecem no Brasil em decorrência da infecção hospitalar. No país, o problema atinge 14% dos pacientes internados. Uma realidade que tem sido diferente no Hospital Regional do Santarém. Por meio de programas que visam a segurança do paciente – como esta campanha de higienização das mãos – fazem com que a taxa de infecção hospitalar fique abaixo da média nacional. A previsão para 2016 é de 7%. “É comprovado cientificamente que, quando se trabalha medidas de sensibilização, você consegue diminuir a infecção hospitalar em mais de 50%. Então, nós estamos trabalhando para que todos os setores fiquem cientes dessa importância da higienização das mãos”, diz a supervisora do SCIH, Sheila Oliveira.

 

Campanha

A campanha acontece anualmente intercalada entre os dias 05 e 15 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos, e Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, respectivamente. A programação deste ano começou na terça-feira, 10. A abertura contou com dramatização e premiação ao médico destaque e aos setores que apresentaram os melhores índices de infecção hospitalar. Nos dias seguintes, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) percorrer os setores do hospital para distribuir material educativo e promover dinâmicas com os colaboradores. A programação ainda contou com gincana intersetorial e concurso para escolher a frase mais criativa sobre o tema Higienize suas mãos: salve vidas. O vencedor recebeu uma cesta de chocolates.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde