Unidades do Pará celebram o Dia das Mães

Altamira

Odaísa Botelho da Silva conta que, “ser mãe foi uma decisão que tomei antes mesmo de saber da chegada do meu primeiro filho”. Aos 20 anos, moradora do município de Brasil Novo (PA), a mãe do pequeno G.B.V.S, de três meses percebeu que sua tarefa seria um pouco mais trabalhosa, e tão encantadora como a das demais mãezinhas que conhecia. Seu filho, dez dias após o nascimento, apresentou características de um processo infeccioso agudo, o que a levou buscar tratamento no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) no sudoeste do Pará, que atende demandas de média e alta complexidades.

Para esta jovem mãe, além do amor incondicional, foi necessário alcançar maturidade e força suficientes para lidar com os desafios que estavam por vir. “Logo que descobri que meu filho tinha problema nos rins, entrei em desespero, fiquei muito angustiada e chorava pelos cantos sentindo a falta da minha família e de apoio naquele momento. Porém, quando percebiam que eu estava triste, lá vinham elas trazer apoio, conselhos e uma palavra amiga”, explicou Odaísa, se referindo as enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogas, terapeutas, assistentes sociais, médicos e demais profissionais da equipe da unidade. 'É fundamental poder contar com o apoio dos profissionais de saúde, porque longe de casa, dos familiares, eles são a nossa família', completou.

Sabendo da importância de reforçar o vínculo entre mães e os profissionais da instituição, o Grupo de Atenção Multidisciplinar Materno Infantil (GAMMI), do HRPT em comemoração ao Dia das Mães, preparou uma dinâmica na tarde desta sexta-feira (06), no auditório da unidade para trocar experiências e fortalecer laços de confiança com as mães das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica e da Unidade Cuidados Intensivos (UCI). “Queremos que elas se sintam acolhidas tanto quanto os filhos”, enfatizou a enfermeira Renata Chiquetti.

Para as mães, o momento de descontração trouxe emoção e um forte sentimento de gratidão pelo acolhimento humanizado que elas recebem no HRPT. “As pessoas aqui trabalham por amor. Vejo isso no tratamento que elas têm com meu filho. Elas fazem por ele mais do que o trabalho pede, doam sentimentos e isso acalanta o coração de qualquer mãe. Toda noite, em minhas orações, agradeço à Deus pela vida de todos os profissionais desse hospital”, relatou emocionada, Kelven Helen Lages Royzer, mãe do pequeno A.R.Q, de um mês de idade.

 

Ananindeua

Ser avó é ser mãe duas vezes? Para a dona de casa, Patrícia Moraes, sim. “Amo os meus filhos, mas o amor pelos meus netos é o dobro”, disse. Ela acompanha o seu neto A.M, internado na ala pediátrica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). Patrícia foi uma das participantes da ação em homenagem as mães, proporcionada pela unidade, com o apoio de um grupo de voluntários, que recitou poemas de valorização da figura materna nas clínicas do hospital. A programação também teve música e distribuição de presentes. A iniciativa, realizada nesta sexta-feira, 06/05, emocionou Patrícia. “Nesse momento, lembra que o meu neto é um vencedor. E ele vai ficar bem, tenho certeza”, crê.  

Todas as clínicas foram visitadas. A acompanhante Nazaré Alcântara, que está ao lado do irmão internado, recebeu a visita do grupo com um sorriso no rosto. Ela lembrou dos filhos que não vê rotineiramente em função da rotina hospitalar. “Gostei muito da iniciativa do Metropolitano, e acabei lembrando dos meus filhos. Quero estar com eles logo, que o meu irmão melhore e receba alta. É o que mais peço”, disse Nazaré, que foi presenteada com uma Bíblia. “Isso sim foi um sonho”, falou.

A coordenadora de Humanização do HMUE, Roberta Cardins, teve como público principal os usuários. “Humanizar é valorizá-los em todos os momentos, inclusive, nas datas especiais, como essa que remete a homenagem as mães”, disse. A voluntária e coordenadora do grupo, Maryane Silva Matos, explicou que a ideia é simples, mas ao mesmo tempo, grandiosa. “Nosso objetivo é levar o amor, para reafirmar para as mães que elas são importantes, diante das lutas, sendo que algumas passam dias, semanas e meses no hospital. Nós estamos trazendo alegria, o que é possível, para que todas se sintam especiais”.

Colaboradores  

Outra programação do dia das mães se destinou aos trabalhadores e usuários do Hospital Metropolitano. A confraternização foi realizada no hall de entrada e teve como atrativo a voz e o violão do colaborador Vítor Emanuel. A enfermeira Giselle Cesar considerou que a programação é um exemplo de humanização. “Não sou mãe, mas sou filha. E nesse momento, lembro muito dela e o quanto ela é importante na minha vida”, declarou.  

Lucilene Araújo esperava o horário para visitar o filho, internado, após um acidente no trânsito. A preocupação, pelo menos, por um momento, foi aliviada. “A música me distraiu. É uma espécie de alívio na gente que está na luta diariamente para dar ao meu filho o conforto que precisa”, emocionou-se.

 

Belém

O Dia das Mães no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) foi especial e emocionante. Em uma extensa programação que ocorreu nos 02 até o dia 08, as mães que acompanham seus filhos na luta contra o câncer foram homenageadas com diversas atividades. “Esse dia das mães será diferente de todos os outros, mas com a certeza de que meu filho vai ser curado, então cada luta, cada vitória é considerada um presente divino”, relata dona Hilma Cunha, mãe do jovem P. L. C de 16 anos, que está há cinco meses em tratamento.

Contemplando mães de pacientes internados e ambulatoriais, a programação proporcionou a elas atividades como Dia de Beleza, com a promoção de penteados e maquiagem; show musical, com direito a participação dos filhos cantando; reflexologia, podologia, massagem e entrega de brindes. No sábado (07) ainda teve apresentação de coral, e no domingo (08) foi servido um saudável café da manhã.

Segundo a dona Maria do Socorro da Silva, mãe do pequeno I. D. A. S., de quatro anos, que está se tratando há três meses, esse tipo de programação ajuda a criança e o acompanhante com a melhora do humor e autoestima. “Meu filho ama cantar. A música ajuda ele a extravasar a alegria que muitas vezes fica reprimida por conta do tratamento, e eu como mãe, fico encantada ao vê-lo cantando, pois o tratamento está sendo muito difícil, e a saúde dele restabelecida será meu maior presente”, relatou a mãe que participou do show musical realizado na quarta-feira (11), na brinquedoteca do HOIOL, com a participação do artista Guto Risuenho.

As colaboradoras que trabalham no Oncológico Infantil também foram agraciadas com brinde e cartão em homenagem ao Dia das Mães. Segundo a diretora geral do hospital, Alba Lúcia Menezes de Sá Muniz, a data requer uma lembrança especial. “Pensamos em uma programação especial e que chegasse a todas as nossas usuárias que são mães, de forma que a data fosse lembrada com muito carinho, especialmente porque essas mães lidam diariamente com uma dura rotina no tratamento oncológico dos seus filhos” relata.

 

Santarém

As mães que estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foram surpreendidas na manhã desta sexta-feira, 06/05, pelos colaboradores da unidade. Alguns setores realizaram homenagens a essas mulheres, em função do Dia das Mães, que foi comemorado no último domingo, 08/05.

A equipe da lavanderia entregou um kit especial de rouparia a cada uma das mães internadas, com um cartão trazendo a mensagem Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação e força. Feliz Dia das Mães! “Todos os dias nós distribuímos um kit, em cada leito. E hoje é muito especial, principalmente por fazer referência ao Dia Das Mães. Nós ficamos muito honrados em servi-las, porque esse é um trabalho muito bonito. Vidas, nós sabemos, são preciosas”, diz a encarregada da lavanderia, Juci Araújo.

Quem recebeu a homenagem, gostou da lembrança. “Eu quero agradecer a essas mulheres trabalhadoras que todos os dias estão aqui cuidando da gente. Sentimos esse carinho, esse amor que elas oferecem e recebem, também, em troca. É muito bom. Até o sorriso delas nos passa alegria, apesar de estarmos aqui”, agradece Aurenice da Silva, que vai passar por uma cirurgia, na unidade. “Para mim foi muito gratificante, porque estar em um hospital, em tratamento, não é fácil. E é legal essa homenagem, porque nós temos esse contato diário com essas pessoas, trazendo as roupas, dando um bom dia que, para nós, significa muito. Gostei muito por ser lembrada nesta data especial”, conta Hildete Vieira, que está em tratamento há dois meses no hospital.

A ideia foi de mostrar para as mães que elas não estavam desamparadas durante essa data tão importante. “Nosso pensamento é de, com um simples cartãozinho, mostrar que elas estão sendo acolhidas por mães, também, como nós. Pensamos em uma forma, mesmo que simples, de prestar uma homenagem e mostrar que nós não esquecemos dessa data”, conta Sílvia Maria, que também participou da ação.

Para marcar a data, o setor de hemodiálise distribui chocolates nesta sexta e sábado para as mães que realizam sessões na unidade.

Mães colaboradoras

As mães que trabalham no Hospital Regional de Santarém contaram com um dia cheio de programações. Ao longo desta sexta, várias homenagens foram feitas por meio da Rádio HRBA. Prêmios foram sorteados para quem participasse, ao vivo, da programação e deixasse uma mensagem às mães.

A pedagoga Socorro Bentes palestrou sobre Filhos bem educados. O tema serviu para mostrar às mães a importância de uma educação correta e participativa para o desenvolvimento dos filhos. As colaboradoras ainda puderam desfrutar de sessões de massagem relaxante, limpeza de pele e dinâmicas em grupo.

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde