Hospital Regional de Altamira incentiva o crescimento profissional dos seus colaboradores

Após passar por duas entrevistas em 2014, mesmo com todo nervosismo, o estudante de administração, Carlos Jean da Silva Pereira, de 20 anos, ingressou para o quadro de colaboradores do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), no sudoeste do Pará. Jean, como é conhecido, começou como auxiliar administrativo no Serviço de Apoio, Diagnóstico e Tratamento (SADT) do hospital. “Eu controlava a entrada e saída dos exames dos usuários, e entendi que meu trabalho não era somente lidar com papeis e processos, era atender bem pessoas, e foi o que eu fiz. Me enchia de orgulho ouvindo-os dizer que o hospital cuidou bem deles. Pensava: Cumpri meu papel”, explicou Jean. Um ano depois teve seu empenho reconhecido quando recebeu o convite para se tornar Líder Administrativo. “Tomar decisões que influenciam no trabalho do setor? Será que vou dar conta? Ponderei e percebi, no reconhecimento, uma oportunidade que levarei para o resto da vida”, completou.

É com esse reconhecimento, através de incentivos e avaliação, que o HRPT, por meio da Gestão de Pessoas, oferece aos seus colaboradores a oportunidade de crescimento profissional, por promoção e/ou mudança de função, avaliando seu desempenho e interesse em seguir carreira dentro da instituição. Em 2015, todas as expectativas em relação à participação e o interesse dos colaboradores foram superadas com a promoção de 23 profissionais nas mais diversas áreas de atuação do hospital. Essa mudança é um estímulo que proporciona aumento de conhecimento, desempenho, crescimento profissional e de remuneração financeira.

A mudança de função pode ser simples, por processo seletivo interno, e/ou sucessão, e ocorrem tendo como base a análise da Avaliação de Desempenho, de experiência, além do histórico funcional. Contudo, para todos os casos há a análise de compatibilidade dos pré-requisitos do colaborador e da vaga. O tempo mínimo exigido do colaborador pela entidade é pelo menos três meses de permanência no cargo atual na condição de contrato por tempo indeterminado.

Entidade gestora da unidade, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, busca valorizar o colaborador com essas iniciativas, e assim, fomentar nele o pertencimento pela unidade. “Comecei no hospital em agosto de 2014 com Auxiliar Administrativo, mas não sabia da possibilidade de mudança de função e muito menos esperava que acontecesse comigo. Com seis meses fui promovida a Líder, e depois de mais seis meses passei para Supervisora Administrativa. Sempre trabalhei dando o meu melhor, e agradeço por ter sido reconhecida por isso“, conta a colaboradora, Mayara dos Santos da Silva.

Segundo a gerente de Recursos Humanos, Lívia Viana, a retenção de talentos é muito importante para o crescimento da instituição e esta, por sua vez, precisa identificar seus talentos e se preocupar em mantê-los em seu quadro. “Um ambiente positivo, inovador e que estimule o profissional gera equipes de trabalho com altos índices de desempenho e satisfação profissional. Em nossos processos de seleção damos prioridade ao recrutamento interno para valorizar os profissionais que já atuam na instituição, conhecem o processo de trabalho e são reconhecidamente atuantes”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde