HEAN promove a 2ª Semana de Higienização das Mãos

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos (5 de maio), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), realizou entre os dias 2 e 6 de maio, a 2ª Semana de Higienização das Mãos. O objetivo da campanha foi conscientizar, não apenas os profissionais de saúde sobre a correta higienização das mãos, mas também os acompanhantes, destacando a importância deste ato no combate da propagação de infecções.

De forma criativa e divertida a enfermeira Viviane Berquó e a técnica de enfermagem Mayara Mariano, que integram o SCIH, promoveram ações e realizaram jogos testando os conhecimentos dos colaboradores. Entre eles, “Os 7 erros no leito”, “Os 5 momentos da higienização das mãos”, “A realização da técnica” e “Tipos de precaução”.

“Atividades como esta, são essenciais para conscientização dos nossos profissionais. O simples gesto de lavar as mãos é fundamental para prevenir as infecções hospitalares. Isso é responsabilidade de cada um de nós. Somos peças fundamentais para a segurança de nossos pacientes”, afirmou a enfermeira Viviane Berquó.

Além das ações desenvolvidas nos setores e postos médicos, convidados do SCIH ministraram palestras sobre o tema, porém com abordagens distintas. Thiago Cachaldora, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), aproveitou o tema e dissertou sobre a questão comportamental. “Se todos sabem o correto, porque não fazem?”,  indagou durante a palestra. A doutora Silvia Tees, o coordenador de enfermagem Marcelo Morais, a psicóloga Érica Louredo e o fisioterapeuta Gustavo Torturela palestraram sobre os cuidados necessários com as mãos ao longo da semana. Os acompanhantes também foram instruídos sobre o procedimento correto.

Ao final, todos receberam um frasco de álcool em gel como brinde. O evento terminou com a participação de mais de 300 pessoas, entre colaboradores e visitantes.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde