HRPT orienta colaboradores sobre como prevenir doenças ortopédicas relacionadas ao trabalho

Diante da necessidade de promoção e cuidados com a saúde dos colaboradores do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), analisou o perfil epidemiológico recorrente na unidade e traçou ações e medidas preventivas, baseadas no projeto de qualidade de vida proposto aos colaboradores. Uma dessas ações foi a palestra “Prevenção de doenças ortopédicas relacionadas ao trabalho”,ministrada pelo médico ortopedista e traumatologista, Leonardo dos Anjos, realizada no auditório da instituição.

A palestra visou, sobretudo, informar os colaboradores sobre as mais diversas variáveis que envolvem o adoecimento por ergonomia, desde as rotinas domésticas até o cotidiano de trabalho. “Consideramos as principais formas de prevenção e de tratamento, pois em alguns casos, os distúrbios ocupacionais relacionados ao trabalho não chegam a ser lesões propriamente, apenas uma fadiga muscular, por causa da repetição do movimento e de como é feito esse trabalho”, enfatizou o palestrante.

Entre outros fatores apresentados estão postura inadequada, o uso incorreto do equipamento de proteção individual (EPI) e as condições de adaptação do homem ao seu serviço. “Temos vários fatores que influenciam de maneira geral, porém as doenças ósseas, musculares e ortopédicas têm como principais causas o desconhecimento das práticas de prevenção, que ocasiona a doença e consequentemente o afastamento do local de trabalho”, analisa a enfermeira do trabalho, Vanessa Oliveira.

A palestra foi promovida para todos os profissionais do HRPT, com ênfase nos colaboradores dos setores de Setor de Higiene e Limpeza (SHL), Serviço de Processamento de Roupa (SPR), Almoxarifado e Enfermagem, locais nos quais os riscos de adoecimento por problemas relativos à ergonomia são mais incidentes. Segundo o SESMT, 90% do público da palestra foi alcançado e salienta ainda que as inspeções e demais rotinas internas buscam auxiliar permanentemente os colaboradores do HRPT.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde