Colaboradores são vacinados contra vírus influenza

Os colaboradores do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá (PA), participaram da campanha de vacinação contra o vírus influenza, prevenindo assim contra a gripe H1N1. Junto com idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a cinco anos, os profissionais da área de saúde fazem parte do grupo prioritário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, influenza B e H3N2). A vacinação, na unidade, ocorreu no final de abril.

De acordo com a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HRSP, Daiane Freitas, a campanha foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Marabá e o Centro de Imunização do município. Esta é a segunda campanha contra a influenza promovida pelo hospital. A primeira aconteceu em maio de 2015. 

H1N1

A transmissão da gripe H1N1 ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de secreções respiratórias, tosse e espirro. Os sintomas mais comuns são febre repentina superior a 38°, dor de cabeça constante, falta apetite, náuseas, vômitos e dores nas articulações e músculos. Para se prevenir do vírus, além da vacina, é importante evitar locais fechados ou com muitas pessoas, manter hábitos saudáveis, lavar sempre as mãos com água e sabão e não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde