Super heróis invadem Hospital Oncológico Infantil e alegram crianças em tratamento

Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Hulk e outros super heróis invadiram o Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), e levaram alegria aos pequenos pacientes que lutam contra o câncer infantojuvenil. A proposta foi realizada pelos próprios colaboradores do hospital, tanto da área assistencial, quanto das áreas administrativas e operacional, que entraram no clima e não pouparam a criatividade na busca da melhor fantasia.

“Fazia tempo que ela não expressava tanta felicidade, esse sorriso que ela deu hoje eu já não via há quase um mês” relata  Cláudio Costa Santos, pai da pequena E. A., de 11 anos, que já está internada desde o início de abril, para o tratamento de um câncer do tronco cerebral. “A iniciativa do hospital é muito louvável, visto que aqui dentro o tempo demora a passar, e essas ações ajudam a nos distrair e mais do que isso, ver a alegria de nossos filhos não tem preço” agradece o pai.

As ações de humanização promovidas no hospital alegram os pequenos e ajudam na motivação para que eles possam aderir ao tratamento de maneira mais leve e descontraída, visto que ao fugir da rotina hospitalar, que basicamente se resume em medicações e procedimentos, proporciona a eles uma maior aceitação ao tratamento.

A ação, idealizada pela equipe de Humanização da instituição, com o objetivo de contemplar não somente as crianças, mas também o trabalhador será rotineira na unidade hospitalar. “Nosso objetivo é inserir a programação em nosso calendário de eventos e com isso levar alegria às nossas crianças e também aproximar ainda mais o nosso colaborador, principalmente aquele que não tem contato direto com as crianças, como nas áreas administrativa” diz a coordenadora de Humanização, Paula Viana.

“Desde quando eu soube que haveria essa ação na mesma hora me coloquei à disposição, pois desde que comecei a trabalhar aqui, em janeiro, eu já queria esse contato mais próximo, e acredite, foi inesquecível tudo o que eu vi e ouvi no dia de hoje” relata Jonatha Tiago, assistente do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, que na ação se fantasiou de Super-homem.

Segundo a diretora geral do HOIOL, Alba Lucia Menezes de Sá Muniz, a ação reflete o quanto o hospital prioriza o atendimento humanizado, aquele atendimento voltado inteiramente para a promoção do bem-estar e alegria do paciente com câncer. “Nós trabalhamos diariamente para promover ações como esta, que envolva toda equipe, com um único propósito, que é levar alegria aos nossos pequenos pacientes” diz a diretora.

Atualmente o hospital possui cerca de 60 crianças internadas, e mais um fluxo diário de cerca de 80 crianças que circulam nas áreas da quimioterapia, ambulatório e unidade de atendimento às intercorrências. O Hospital Oncológico Infantil oferece um tratamento especializado, totalmente público e gratuito. A unidade é administrada  pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde