Hospital Municipal de Mogi realiza capacitação de gestores sobre Interação de Processos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), realizou nesta terça-feira, dia 26, capacitação de gestores para o aprimoramento da Interação de Processos.

“O objetivo é revisar e atualizar os macroprocessos dos setores e os contratos de interação”, explicou Érica Laurindo, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Municipal.

Na prática, macroprocessos e contratos de interação são documentos que descrevem o fluxo de cada setor e a relação entre eles, ou seja, o que cada departamento precisa informar e fornecer a outro setor sobre o atendimento aos pacientes e as tarefas realizadas na unidade.

“Para a busca da melhoria é necessária a constante formalização das atividades, a padronização e as revisões sistemáticas dos gestores. A finalidade é aparar as arestas, por meio de ações corretivas e preventivas na gestão de resultados”, detalhou Érica.

A primeira etapa da capacitação, que contou com a participação dos colaboradores que atuam no setor administrativo, foi realizada por Simone Almeida, consultora de Qualidade da Pró-Saúde, entidade responsável pela gestão do HMMC, conforme contrato firmado em 27 de março de 2014, com a Secretaria Municipal de Saúde.

Qualidade

A Interação de Processos é um dos pontos avaliados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade sem fins-lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de saúde no país, com foco na segurança do paciente.

No dia 3 de fevereiro de 2016, o Hospital Municipal recebeu da ONA a certificação “Acreditado”. 
Em 22 de março, diretoria e colaboradores do hospital lançaram campanha interna que busca a certificação “Acreditado Pleno”.

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