Para atender aumento da demanda, HMMC reforça atendimento em pediatria

Em visita ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), o secretário Marcello Cusatis, anunciou na manhã de sexta-feira, dia 20/04, um plano de medidas que busca atender ao aumento da demanda na unidade. Entre janeiro e março de 2016 houve um crescimento de 104% no total de crianças atendidas, respectivamente 4.687 e 9.571.

“Em parceria com a Pró-Saúde, nós desenvolvemos este plano de reforço da pediatria com o objetivo de atender ao crescimento da procura”, disse. “Reforçamos aos pais a recomendação de evitar aglomerações para que este surto de gripe não se propague ainda mais e utilizem a rede básica de saúde, os postos e as unidades básicas, e tragam os filhos aos hospitais apenas em casos mais graves”, ressaltou.

Entre os motivos que podem ter levado a este crescimento na demanda por atendimento está a antecipação do surto da gripe, que normalmente ocorre em maio, mas que neste ano chegou em março — dois meses antes.

O plano também prevê a criação de mais uma sala de triagem/acolhimento para classificar os pacientes conforme a gravidade. Com a abertura deste novo serviço será necessário contratar mais 12 técnicos de enfermagem e dois enfermeiros. O hospital passará a ter duas salas de triagem.

Outra medida que será adotada é o reforço na equipe de pediatria. O Pronto-Atendimento tem agora quatro médicos que cumprem plantão das 7 horas até a meia noite, e outros três que atendem entre meia noite e 7 horas.

O aumento na demanda também resultou em ações no setor de internação, que precisou ampliar o espaço reservado às crianças. O Hospital Municipal funcionava da seguinte forma: 4° andar, ala dos homens; 5° andar, ala das mulheres; e 6° andar ala das crianças. No entanto, atualmente, o 5° e o 6° andares passaram a ser destinados às crianças. São 23 leitos em cada andar.

A carga horária de trabalho do médico responsável pelo setor de internação infantil será ampliada das atuais quatro horas por dia, para 12 horas por dia. Este profissional também fará o acompanhamento dos pacientes que estão no setor de observação.

Parte destas medidas já foi adotada e outras entrarão em vigo a partir de 1° de maio. Elas terão um caráter temporário de 45 dias e serão reavaliadas após este prazo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde