UPA Macarenko promove treinamento para prevenção da gripe H1N1

Para atualizar os cuidados durante o atendimento aos pacientes, colaboradores da UPA 24h Jardim Macarenko, em Sumaré (SP), participaram de treinamento sobre métodos preventivos (profilaxia) contra o vírus Influenza A, causador da gripe H1N1.

“Em um momento de alta incidência da gripe H1N1, é importante agirmos preventivamente para aprimorar os procedimentos, oferecendo mais segurança ao colaborador e também aos pacientes”, afirmou a gerente de Enfermagem da UPA, Liamara Kano Bariviera.

Os métodos chamam a atenção dos colaboradores para a necessidade de promover atitudes preventivas, como higienizar as mãos, utilizar os acessórios de segurança no trabalho entre outras medidas, reduzindo os riscos de contaminação.

Além das medidas de prevenção, a equipe que atua na Enfermagem também recebeu treinamento para diferenciar os sinais vitais de pacientes com gripe comum e com gripe H1N1.

O treinamento se baseou nos protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde. Os 132 colaboradores que atuam na UPA 24h Jardim Macarenko participaram do treinamento.

Prevenção da gripe provocada pelo vírus H1N1

– Lave as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Use somente lenço descartável para higiene do nariz;
– Cubra o nariz e a boca quando for espirrar ou tossir;
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Lave as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Mantenha os ambientes bem ventilados.

* O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde