HRBA é o único hospital público da região Norte com certificação máxima de qualidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou os nomes dos hospitais que possuem os mais altos padrões de qualidade no atendimento fornecido à população. A lista contempla 133 hospitais, sendo que apenas três estão localizados no Norte do Brasil, todos no estado do Pará. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), é a única instituição pública da região na lista. O conteúdo foi divulgado no final de março, no site da ANS (www.ans.gov.br).

A diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, destaca que essa classificação é importante para que a população tenha referência sobre as instituições de saúde. “A qualidade é prioritária para a ANS e esta classificação dos hospitais traz transparência e segurança para o sistema de saúde”. E explica que “para o índice ser atingido, espera-se que o hospital promova melhorias no gerenciamento do quadro clínico dos pacientes, adote um planejamento adequado de alta, capacite constantemente as equipes e identifique falhas em fluxos e protocolos de atendimento”, diz Martha. 

Inaugurado em dezembro de 2006, o HRBA foi o primeiro hospital público, no Norte do Brasil, a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. Esse processo de acreditação é feito por instituições especializadas em medir a qualidade da assistência prestada pelas unidades de saúde. Como os processos são voluntários, o interesse em participar da certificação deve partir dos hospitais e, assim, ter a garantia de que os serviços fornecidos estão de acordo com os mais altos padrões nacionais.

Para o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi, a divulgação da lista é o reconhecimento do trabalho realizado por todos os profissionais do hospital em prol da população do Oeste do Pará. “Além de compormos um hall muito seleto em todo o Brasil, dos hospitais que realmente oferecem serviço de qualidade, é bom ressaltar que também estamos formando pessoas, aqui no hospital, com esse padrão de qualidade preconizado pela ANS”, conta Moreschi.

O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará que recebem atendimento na unidade. Cleuma da Silva, de 45 anos, é lavradora no município de Monte Alegre, mas está em tratamento no HRBA desde o final de março, para tratar uma anemia profunda. “Tenho sido muito bem atendida aqui no hospital, gosto da forma que sou tratada”.

O ajudante de pedreiro Raimundo Soares, de 48 anos, realiza hemodiálise no hospital desde 2011. Ele, que é de Terra Santa, diz que nunca enfrentou problema na unidade, pelo contrário, “o atendimento é sempre bom. Sou tratado muito bem”. É a excelência no atendimento que garante a boa avaliação dos usuários.

Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referência  pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. “Nós conseguimos conciliar, aqui em Santarém, além da qualidade da assistência, a resolutividade para nossos pacientes. Nesses últimos três anos de trabalho, nós quadruplicamos o número de atendimentos realizados no hospital. Isso é motivo de muito orgulho e demonstra que nós temos uma equipe comprometida e competente”, explica Moreschi.

 

Atendimentos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas realizou o total de 497.341 atendimentos em 2015. Somente no ano passado, mais de 4.300 cirurgias foram realizadas. O total de sessões de quimioterapia foi de quase 7.900 (volume 188,6% maior que em 2009, primeiro ano completo de funcionamento do serviço). Comparado a 2014, o crescimento foi de 6% (quase 450 sessões a mais). Em 2011, foram realizadas quase 12 mil sessões de radioterapia. Em quatro anos, esse número aumentou em mais de 15 mil, o que representa um crescimento de 127%. Em 2015, 27.125 sessões foram realizadas, cerca de mil a mais do que no ano anterior. As consultas oncológicas também superaram a meta de 4.904, estipulada para o ano. Mais de 12.400 foram realizadas, mantendo a média de 2014. Em comparação a 2011, o aumento foi de 136% (7.146 consultas a mais).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde