Hospital Estadual Anchieta promove Semana sobre Cuidados Paliativos

Entre os dias 4 e 8 de abril, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), realizou a Semana de Cuidados Paliativos. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Cuidados Paliativos da unidade, formada por médicos, psicóloga, assistente social, farmacêutica clínica, odontóloga, enfermeira e coordenadores da fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia e nutrição.

As palestras contaram com a participação de, aproximadamente, 60 profissionais ao todo, e abordaram temas como “Distanásia ou obstinação terapêutica (prática pela qual se prolonga, através de meios artificiais e desproporcionais); “A vida de um doente incurável”, “Os princípios dos cuidados paliativos”, “As atribuições das categorias profissionais”, “Diretivas Antecipadas de Vontade (Testamento Vital e Mandato Duradouro)” e as diferença entre a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade no âmbito hospitalar.

A psicóloga Erica Louredo destacou que um dos princípios desses cuidados é oferecer uma abordagem multiprofissional, para focar nas necessidades dos pacientes e de seus familiares, incluindo o acompanhamento em momento de luto. Segundo ela, “é de extrema importância, integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente, respeitando seus princípios”, destacou Erica.

A Organização Mundial de Saúde define o Cuidado Paliativo como uma abordagem que promove qualidade de vida aos pacientes e seus familiares, diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde