Pró-Saúde apoia publicação que ajudará crianças com câncer

No último dia 03/04, foi lançado, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro “Eu, herói”. Produzido pela AzulSol Editora e o Click Solidário do Brasil, com o apoio sociocultural da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, a obra mostra 27 meninas e meninos portadores de câncer, que foram entrevistados e fotografados com as fantasias de seus heróis prediletos.

O lançamento foi um sucesso e contou com a presença dos autores e de pacientes e seus familiares.

Concebido pelos fotógrafos Kênia Hernandes e Marcel Santana, com redação e edição do jornalista e escritor Ricardo Viveiros, “Eu, herói” trata-se de um trabalho totalmente voluntário, ao qual se somaram várias pessoas de boa vontade: a jornalista Neuza Arbock, que trabalhou nas entrevistas junto com Ricardo; os profissionais que, ao lado de Kênia e Marcel, integram o Click Solidário — Anderson Timóteo Ferreira, Antonio Carlos Carreiro, Ayrton Vignola, Eliana Lourenço Rodrigues, Fernando Pilatos, Flávio Souza, Guilherme Bessa, Itaci Batista, Marcelo Antunes de Paiva, Marcelo Bodo, Mário Castello, Mônica Arruda e Roberto Loffel; o artista gráfico César Mangiacavalli; e a revisora Márcia Nunes.

O resultado do talento e esforço de todos é um livro inovador, emocionante e que possibilitou uma experiência maravilhosa às crianças e jovens, que puderam vivenciar o sonho de ser os seus próprios heróis. Ricardo Viveiros descreve com precisão no livro como se desenvolveu todo o processo:

“As crianças e jovens foram entrevistados com antecedência no hospital em que se tratam. Descobrimos discretamente quais eram os seus respectivos heróis. Na sequência, providenciaram-se as roupas, perucas e adereços desses personagens e, também, outras fantasias de todos os tipos. Montaram-se o estúdio, a rouparia, a sala de maquiagem e, por dois dias inteiros, com hora marcada, cada menina e menino veio com os pais para a fotografia. Sem lembrar que havia dito, lá atrás, qual era o seu herói, cada um escolhia uma fantasia em várias araras. Na sequência, convidado para uma brincadeira, tinha os olhos delicadamente vendados. Com a ajuda dos pais, sem saber o que estava acontecendo, as crianças e jovens vestiam a fantasia do seu verdadeiro herói, feita especialmente para eles e em suas medidas, não a escolhida na hora. E recebiam a peruca correspondente e a maquiagem. Eram levados para diante do grande espelho, atrás do qual estava o equipamento fotográfico. Sentavam-se e, ainda com os olhos vendados, ouvindo música, esperavam que o som parasse. E abriam os olhos”.

 

Como ajudar

 

Para que o objetivo do livro “Eu, herói” atinja seus propósitos, muitos exemplares precisam ser vendidos, nos quatro cantos do país, para que a verba arrecadada, e que será dirigida a instituições que tratam de crianças e adolescentes com câncer, consiga também atingir um número maior de pacientes.

O livro pode ser adquirido no site da Livraria da Vila: www.livrariadavila.com.br, e custa R$ 50,00.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde