Hospital de Marabá é referência para mais de 1 milhão de pessoas

Na próxima terça-feira (5), Marabá completará 103 anos de fundação. Com mais de 262 mil habitantes, o município é um dos mais populosos do Estado de Belém e tem forte participação na economia paraense, apresentando o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. Marabá também se destaca na área da saúde. O município sedia o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), referência no atendimento em traumato-ortopedia para 22 municípios da região, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.

Em 2015, a unidade realizou 22.798 consultas médicas, 213.895 exames, 6.355 sessões de reabilitação, 3.371 internações e 2.790 cirurgias. O HRSP possui 115 leitos, dos quais 77 são de unidade de internação clínica e cirúrgica e outros 38 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 da UTI Adulto, nove da UTI Pediátrica e nove da UTI Neonatal.

O diretor geral do HRSP, Valdemir Girato, argumenta que é missão do hospital garantir atendimento de qualidade aos usuários. Segundo ele, a criação do Hospital Regional possibilitou à população atendimento em média e alta complexidades que não é ofertado em outra unidade da rede pública na região e, em alguns casos, nem na rede particular.

Entre esses atendimentos estão cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia plástica reparadora, cirurgia neonatal, reabilitação, ressonância magnética, gestação de alto risco, tratamento em UTI, lesão de artéria com necessidade de prótese, ressecção transuretral da próstata, alta complexidade em traumato-ortopedia e terapia nutricional parenteral e enteral.

Atualmente, o HRSP realiza atendimento nas seguintes especialidades: buco-maxilo-facial, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, infectologia, neurocirurgia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, ortopedia-traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia plástica reparadora e urologia. Há, também, atendimento em reabilitação com fisioterapeutas e terapeuta ocupacional.

 

Proximidade

A implantação de um hospital de referência em Marabá também proporcionou maior proximidade entre familiares e pacientes durante a internação, uma vez que ficou menor a distância entre o município de origem dos usuários e o local de tratamento.

Dilson de Jesus Silva, de 47 anos, morador do município de Dom Eliseu, é um exemplo disso. Em 2004, ele sofreu um acidente de motocicleta e teve fraturas no crânio e na face. Na época, como o Hospital Regional de Marabá ainda não havia sido inaugurado, o autônomo foi transferido para tratamento em Belém. Segundo Dilson, a distância da família nesse período foi dolorosa. Este ano novamente ele precisou de atendimento médico, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dessa vez, Dilson foi encaminhado para o HRSP, onde é acompanhado pelo filho Bruno Silva e recebe a visita de outros familiares com mais frequência.

“Como Marabá é mais próximo de Dom Eliseu que Belém, fica mais fácil aos familiares visitarem meu pai, até porque a passagem é mais barata. Sem contar que aqui temos conhecidos e lá em Belém, não. Então ele recebe também visita de amigos de Marabá. Tudo está correndo bem no Hospital Regional. Meu pai é medicado na hora certa, a alimentação é ótima e os médicos nos dão orientação sobre o tratamento. Não tenho do que me queixar”, comenta Bruno. 

 

Índice de satisfação

A satisfação dos usuários é avaliada mensalmente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Em fevereiro, o índice alcançado foi de 95%, resultado da política de humanização implantada na unidade. A qualidade no atendimento prestado à população é uma das premissas do hospital. Assim, desde a chegada do usuário no acolhimento até o momento da alta médica do paciente, diversas ações são realizadas com foco na humanização, como palestras de orientação sobre cuidados básicos com a saúde, cinema, troca de experiência e vivência entre os pacientes, acompanhamento psicoterapêutico e arteterapia, dentre outras.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde