Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado no HEUE

É na infância que se adquire os primeiros hábitos alimentares — sejam eles saudáveis ou não. Já é consenso que, na prática, uma alimentação balanceada deve incluir, entre outras coisas, frutas, legumes e vegetais, além da prática de exercícios físicos. Mas nem todo mundo, especialmente os adultos, consegue vencer as dificuldades que é construir novos hábitos de vida. 
 
Com objetivo de orientar os colaboradores e acompanhantes a terem uma alimentação saudável, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), promove nos dias 30 e 31 de março, ações de conscientização e esclarecimento para o público que estiver dentro da unidade.
 
Durante os intervalos entre 11h30 e 13h30, a equipe de Nutrição do hospital vai distribuir panfletos informativos e também calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) de colaboradores e acompanhantes. As atividades acontecem em razão do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, lembrado em 31 de março.
 
A nutricionista clínica do hospital, Andrea Oliveira Saueressig, afirma que é necessário ficar atento à rotina alimentar e realizar as adequações gradativamente. “A educação alimentar necessita de disciplina, sem grandes sacrifícios. É importante alinhar com os novos hábitos a prática de exercícios físicos, acompanhado de uma boa noite de sono’’, explica. 
 
Veja algumas dicas nutricionais do guia do Ministério da Saúde que podem ajudar a melhorar sua alimentação:
 
• Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados;
• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições;
• Pratique pelos menos 30 minutos de atividade física todos os dias – evite as bebidas alcoólicas e o fumo. 
• Inclua na alimentação alimentos ricos em fibras – beba bastante água

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde