Hospital Oncológico Infantil promove Páscoa Feliz e Saudável

Para celebrar a Páscoa, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), preparou uma extensa programação que foi realizada até o último domingo (27). Atividades pedagógicas, oficina de máscara de coelhos, teatrinho, entrega de brindes e até uma receita especial de lanche saudável de Páscoa fizeram parte das atividades para alegrar os pequenos nesta data tão especial.

Na quinta-feira (24) os usuários, internados e em tratamento, tiveram uma manhã alegre, que contou com a presença de palhaço e personagens infantis. Os acompanhantes também puderam participar e interagir. Segundo dona Liane Carvalho, mãe da pequena L. C. de quatro anos, as atividades recreativas são importantes e ajudam a passar o tempo no hospital. “É uma forma de distrair as crianças, que muitas vezes ficam tristes com a rotina do tratamento” elogia.

De acordo com a diretora geral do hospital, Alba Muniz, a páscoa é um período em que as crianças ficam mais envolvidas e na expectativa de programações especiais. “Nosso objetivo aqui é cuidar dessas crianças, proporcionar a elas um tratamento digno e de qualidade, e combinado a isto, oferecer a eles momentos de alegria e descontração, tornando o tratamento mais leve”, diz a diretora.

A programação de páscoa teve início no começo da semana. Na segunda-feira (21), a crianças realizaram atividades pedagógicas na brinquedoteca do hospital, com a customização de desenhos alusivos à pascoa. Na terça-feira (22), elas foram auxiliadas pelas brinquedistas a produzirem suas próprias máscaras de coelhinho. Na quarta-feira (23) à tarde, elas tiveram uma tarde divertida, com a participação de alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), que desenvolveram oficina de pintura e teatro sobre a Páscoa.

Na sexta-feira santa (25), houve atividade pedagógica pela manhã e pela parte da tarde  Cine Pipoca Especial de Páscoa, com a transmissão do filme A história do menino Jesus. No sábado (26), a programação seguiu pela parte da manhã com a Pescaria de Boas Atitudes e entrega de brindes. E no domingo (27), a programação ficou por conta da apresentação do Coral de Páscoa e entrega de brindes.

Lanche Saudável

Com o objetivo de substituir o tradicional ovo de páscoa de chocolate, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), preparou no domingo (27), um lanche saudável e divertido para as crianças, combinando um suplemento nutricional com sabor de chocolate com gelatina de morango.

De acordo com a nutricionista Sandra Moares, o suplemento utilizado na receita ajuda na alimentação de crianças com dificuldade de se alimentar e no desenvolvimento físico, mental e da visão. “Por conta das restrições médicas, substituímos o chocolate tradicional pelo suplemento alimentar, rico em prebióticos e probióticos que contribuem na flora intestinal trazendo benefícios como absorção correta de nutrientes e proteção contra bactérias”, relata Sandra.

Segundo a Coordenadora de Humanização, a programação foi pensada para divertir a todos, e mais do que isso, lembrar o verdadeiro sentido da Páscoa. “Inserimos na programação brincadeiras e teatros que lembrassem o verdadeiro sentido da páscoa, de forma bem animada e descontraída” fala.

Colaboradores

Os colaboradores do HOIOL também foram inseridos na programação. Na quinta-feira (24) todos foram presenteados com um ovinho de páscoa de chocolate, como gesto de agradecimento pelo empenho no trabalho durante todos esses dias.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde