Familiares de crianças internadas no HRBA aprendem a fazer ovos de Páscoa

A Páscoa é umas das datas mais esperadas pelas crianças, justamente por conta da tradição de ganhar ovos de chocolate. Pensando nisso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), oferece, há três anos, oficina de produção de chocolates aos pais e acompanhantes das crianças internadas na clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. É uma forma de proporcionar a vivência do período pascal, mesmo que a família esteja passando por momentos difíceis.

Durante o projeto “Páscoa no HRBA”, os participantes aprendem todos os processos que envolvem a confecção dos chocolates, desde a compra dos produtos e cuidados com higienização, até o acabamento e embalagem. “Para mim é um prazer poder compartilhar com esses pais um pouco do que eu sei, porque, com certeza, eles aprendendo, podem fazer para a própria família. Também é uma maneira de terem uma fonte de renda”, diz a voluntária Francisca Coelho, que ministra a oficina.

Maria Gomes, de 37 anos, participou da ação na semana passada, e agradeceu a oportunidade de aprender a fazer os ovos de Páscoa. Ela tem uma filha de cinco anos em tratamento de leucemia no HRBA. “É o presente para a minha filhota, ela merece. Para mim está sendo muito importante participar desta oficina. Com mais tempo a gente pode aprender a vender. Principalmente eu, que sou de Juruti e venho para cá, já posso estar fazendo para vender e conseguir um dinheirinho extra”, conta Maria.

O projeto acontece há três anos, coordenado por profissionais da terapia ocupacional e da fonoaudiologia. “Primeiramente, o objetivo é vivenciar o momento da Páscoa, já que dentro do hospital, teoricamente, é uma coisa difícil de acontecer, porque o evento está lá fora. A ideia é trazer a convivência para dentro do hospital, para esses pais, em que os filhos enfrentam tratamentos longos”, explica a terapeuta ocupacional Tereza Tavares.

A fonoaudióloga Luhanny Coelho afirma que a oficina de produção de ovos de chocolate é uma forma de proporcionar momentos agradáveis aos pais, para que esqueçam, nem que sejam por momentos, da situação que enfrentam diariamente. “A grande maioria desses pais que estão aqui vem para ficar bastante tempo, então é uma internação muito prolongada, em que eles acabam vivenciando a doença todos os dias. A gente aproveita esse momento de reflexão e traz eles para fazerem coisas diferentes e que também dê retorno para eles”, diz.

 

Culto de Páscoa

Na manhã da última quinta-feira, 24, o pastor Luiz Carlos Marinho e o bispo Dom Flávio Giovenale celebraram o culto de Páscoa na capela do HRBA, que contou com a presença de dezenas de colaboradores. Após a cerimônia, os religiosos visitaram as clínicas da unidade para abençoar os pacientes e dar palavras de esperança.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde