Protocolo de Prevenção à Queda é implantado no Hospital Regional de Marabá

Para ampliar a segurança dos pacientes e melhorar a qualidade do serviço prestado à população, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), iniciou a implantação do Protocolo de Prevenção à Queda. Estabelecida pelo Ministério da Saúde, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, a medida integra o Programa Nacional de Segurança do Paciente e visa reduzir a ocorrência de queda de pacientes hospitalizados na unidade e o dano decorrente dela. Nesta segunda-feira (21), o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), setor responsável pela implantação dos protocolos e monitoramento das ocorrências na unidade, orientou os profissionais sobre as ações preventivas que serão adotadas pelo hospital. 

O diretor geral do HRSP, Valdemir Girato, explica que as quedas podem aumentar o tempo de permanência do paciente no hospital e o custo das internações. “Além de provocar desconforto, a queda pode gerar depressão e o medo de cair de novo. Sem contar que, ocorrendo eventos adversos, como as fraturas, o paciente terá que tratar de um problema que adquiriu durante a internação e que, portanto, poderia ter sido evitado”, argumenta.

Para o diretor de Enfermagem, Leisson Pinheiro, a colaboração dos familiares é importante nesse processo. “O cuidado ao paciente é uma responsabilidade da equipe assistencial, mas o acompanhante nos auxilia a evitar a queda porque é como se ele fosse um vigia dentro do quarto”, comenta.

Em geral, crianças, idosos e pacientes com pouca mobilidade estão mais suscetíveis a quedas. Atitudes como não deixar o ambiente escuro e não movimentar ou remover o paciente do leito sem a ajuda de um enfermeiro contribuem para reduzir as ocorrências.

 

Protocolo

Este é o sexto Protocolo Básico de Segurança do Paciente implantado pelo Hospital Regional de Marabá. Em 2015, a unidade implantou os protocolos de identificação do paciente, higienização das mãos, prevenção de úlcera por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e segurança na comunicação entre os profissionais de saúde.

Paralelo ao Protocolo de Prevenção a Quedas, o HRSP adotará três riscos assistenciais: queda, úlcera por pressão e alergia. Com isso, a partir de abril, todos os pacientes passarão a ser avaliados quanto a esses riscos desde o momento de admissão no hospital. A indicação será sinalizada próximo ao leito do usuário até a sua alta médica.

Público e gratuito, o HRSP é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência em traumato-ortopedia para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios paraenses.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde