Hospital Regional de Santarém investe na humanização do atendimento

Humanizar as relações em um ambiente hospitalar é oferecer um tratamento de qualidade, olhando com atenção para todos os aspectos dos pacientes. E para garantir esse atendimento aos usuários, os integrantes do Comitê de Humanização (CH) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), passaram por uma formação de dois dias (17 e 18/03) com o coordenador estadual de humanização, psicólogo Luiz Guilherme Martins.

Durante o treinamento foram abordados os principais conceitos da Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. A PNH busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Os princípios norteadores são: transversalidade; indissociabilidade entre atenção e gestão; e protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.

O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, acredita que não existe assistência de qualidade se não for humanizada, e destaca que é fundamental perceber o ser humano em todas as suas necessidades, não apenas as físicas. “Nós temos essa preocupação de levar não só uma assistência de qualidade, mas, também, humanizada. E isso tem que estar nas veias do hospital, circular diariamente na relação entre as pessoas, na relação entre profissionais de saúde e os nossos pacientes”.

Segundo a presidente do Comitê de Humanização do HRBA, Karina Cunha, o grupo “se propõe a realizar ações e projetos com objetivo de humanizar a assistência, os atendimentos. Precisamos despertar o interesse pela humanização nas pessoas, nas relações, e fazer com que os pacientes se sintam mais incluídos e bem recebidos, por mais que eles estejam passando por uma situação delicada”.

Para o coordenador estadual de humanização, o CH funciona como um dispositivo para o fortalecimento da gestão participativa. “É uma forma de valorizar o protagonismo dos profissionais e a inter-relação entre as diversas áreas e serviços, convergindo esforços para um bem comum. O comitê tem um papel de funcionar como um colegiado gestor, com olhares diferenciados a respeito de todos os segmentos e setores, estabelecendo o fortalecimento da grupalidade”, explica Guilherme Martins.

A humanização não diz respeito apenas ao tratamento cordial, mas, também, ao tratamento efetivo. Para o paciente, o tratamento humanizado significa uma recuperação mais rápida e satisfatória. Para o hospital, uma maior rotatividade de leitos, já que os usuários ficam menos tempo na internação. “Se o paciente é acolhido de forma adequada, com certeza o resultado do tratamento será melhor. E nós não podemos esquecer, também, dos nossos profissionais, ter a preocupação de cuidar de quem cuida, de quem realiza no dia a dia a assistência dos pacientes”, diz Moreschi.

 

Hospital

Sediado em Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios da região do Baixo Amazonas. É o único centro de saúde especializado em oncologia no interior da Amazônia e possui a certificação nível três da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o que atesta sua gestão de excelência e alta resolutividade médica. Para isso, a unidade realiza várias ações permanentes de humanização, como a Rádio HRBA, fundada em 2011, que torna o ambiente mais tranquilo e amigável, e o projeto ABC Brincando no HRBA, que proporciona educação dentro do hospital, possibilitando às crianças em tratamento atividades condizentes com suas necessidades e condições de saúde.

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