Hospital Metropolitano certifica residente médico e homenageia multiprofissionais

A cerimônia de comemoração dos dez anos do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), foi concluída com a certificação do primeiro residente médico da unidade. Na ocasião, a terceira turma de residentes foi homenageada. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 18/03, no auditório da instituição. Os seis residentes multiprofissionais homenageados foram os fisioterapeutas Patrícia Gazel Picanço e Paola Katherine Esteves da Silva, a fonoaudióloga Amanda Grasiele Andrade da Silva, a psicóloga Anne Kelly Alves Gonçalves, a terapeuta ocupacional Manuella Matos de Azevedo e o enfermeiro Bruno Cruz da Silva. Na área médica, Daniel Nery de Oliveira concluiu a residência em cirurgia geral.    

O programa de residência da cirurgia geral dura dois anos. A carga horária dos estudantes médicos é de 60 horas semanais. O programa de residência multiprofissional também é realizado em dois anos. Os programas são compostos por aulas teóricas, prática obrigatórias e curricular. Como se trata de programas de ensino em um hospital público, os residentes precisam contribuir cientificamente à sociedade por meio do trabalho de conclusão ou com artigos publicados, além do auxílio em atendimentos a paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), devidamente avaliados pelos preceptores. 

O enfermeiro Bruno Cruz avaliou que o período de residência o tornou um profissional mais adaptado ao mercado. “Quando entrei, era um profissional cheio de dúvidas, com receio, na expectativa por descobrir novas coisas. Hoje, saio da residência mais capacitado, mais preparado. Aprendi várias coisas aqui no Hospital Metropolitano e tudo o que sei na parte prática da profissão, devo aos profissionais daqui”, disse. A supervisora do Programa da Residência Multiprofissional do HMUE, Virgínia Lara, avalizou que a unidade forma profissionais qualificados. “É um desafio trabalharmos com urgência e emergência. O nosso perfil de hospital é de média e alta complexidade priorizando a questão do trauma. E os profissionais saem capacitados para realizar esse tipo de atendimento”.

Já o médico Daniel Nery considerou que as características de urgência e emergência da unidade hospitalar foram imprescindíveis no seu currículo. “Foram dois anos de trabalho, de um aprendizado significativo para a minha vida profissional. A residência de cirurgia geral é puxada, dentro de um hospital que é referência no atendimento ao trauma, com a quantidade de leitos e enfermaria”. Daniel foi o primeiro residente médico a concluir a especialização do Hospital Metropolitano. “É uma questão de orgulho saber que escrevi o meu nome na história do hospital”.   O médico Breno Serique atuou como preceptor do então residente. “O sentimento é de satisfação por ter contribuído para a formação de um bom residente. A instituição permitiu que fizéssemos isso. É clara a evolução de um profissional que entrou há dois anos, se comparado ao que sai hoje”, disse.   

 

Ensino

Desde 2012, o HMUE organiza suas atividades de ensino e pesquisa, servindo de campo de estágio curricular obrigatório para acadêmicos e residentes das universidades públicas e privadas conveniadas, assim como hospitais de ensino. O Departamento de Ensino e Pesquisa do HMUE tem como principal objetivo oferecer apoio ao ensino e a pesquisa, com a responsabilidade de gerar e disseminar o conhecimento, além de proporcionar qualificação acadêmica e científica aos novos profissionais da saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde