Conselheiros do TCE visitam Hospital Regional do Sudeste do Pará

Nesta sexta-feira (18), o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), recebeu a visita de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE). O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da unidade. Além disso, orientar a administração do hospital sobre o novo modelo de auditoria operacional que o tribunal vem implantando atualmente.

O presidente do TCE, Luís da Cunha Teixeira, demonstrou-se satisfeito com a visita. “Saímos daqui com a impressão de que o dinheiro público está sendo aplicado corretamente. Destaco que fiquei muito feliz em saber que a unidade possui um Núcleo de Qualidade da Segurança do Paciente, que trabalha para evitar erros e alcançar resultado eficaz. Esse tipo de informação é essencial na auditoria operacional, que se preocupa não apenas com o montante aplicado, mas também com a qualidade desse gasto e os benefícios gerados para a população. Sabemos que a saúde é uma área complexa e que conta, muitas vezes, com o imprevisível”, comentou o conselheiro.

O secretário de representação da unidade regional de Marabá, Antônio Carlos Junior, que participou da visita, argumentou que essa nova visão possibilita à auditoria um caráter preventivo junto aos jurisdicionados.

Para o diretor geral do HRSP, Valdemir Girato, o diálogo mais próximo entre as instituições é um ganho no processo de prestação de contas. “Os esclarecimentos são sempre bem-vindos e dão mais segurança quanto à realização de ações contratuais dentro do hospital, principalmente as de caráter de emergência, que dependem de uma solução imediata”, argumentou Valdemir Girato.

Estiveram presentes na visita o secretário de Controle Externo, Max Parijós, o secretário de Administração, Eduardo Lobão, e o assessor da Presidência, Carlos Eduardo Moraes, além do presidente do TCE e do representante do tribunal em Marabá. A comitiva foi recebida pelo diretor geral do HRSP e pelo diretor administrativo Rodrigo Fauth.