Galileu inicia o projeto ‘Cuidando de quem cuida’

Questionamentos que levam a reflexões e dúvidas sobre a vivência profissional em um ambiente hospitalar, pensando nisso o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA) criou o grupo “Cuidando de quem cuida”. Nos dias 17, 18, 23 e 24/03 serão realizadas palestras e rodas de conversa no auditório da unidade e na área assistencial com a psicóloga Jennifer Lopes, responsável pelo projeto. A ação vai acontecer até o mês de julho.

Acolher e cuidar de pessoas, realizar essas ações com humanização e com olhar atento às angústias, medos e dores que acometem um paciente internado em uma unidade hospitalar. Estas são premissas no atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que os colaboradores do HPEG realizam. Mas como será que esses profissionais lidam com o sentimento de luto diante da perda de alguns pacientes? Para responder a esses questionamentos, esclarecer dúvidas e tratar a saúde mental de seus colaboradores, o HPEG dará início a esse novo projeto. A ideia é proporcionar a realização de grupos de discussão e rodas de conversa acerca de perdas e mortes, dando aos profissionais um espaço para expressar seus sentimentos, trocar experiências e refletir sobre o assunto.

Com a prática do exercício profissional, a psicóloga assistencial do Hospital Galileu, Jennifer Lopes, apresentou à direção do hospital a proposta de promover rodas de conversa e palestras sobre o tema, a fim de contribuir com a saúde mental dos colaboradores da unidade e em relação a forma como eles lidam com o luto. “O modo como o profissional da saúde compreende o conceito de morte, bem como a forma que ele relaciona esse conceito com sua própria existência e as suas vivências pessoais de perda anteriores dentro e fora do âmbito profissional, são aspectos que influenciarão na sua atuação diante da morte”, falou.

Em janeiro, o Hospital Galileu foi a primeira instituição de saúde no Estado a realizar o Janeiro Branco, uma campanha que acontece há três anos em outros estados e aborda a saúde mental. Segundo o hospital, o projeto Cuidando de Quem Cuida”,também irá debater a temática do Janeiro Branco, porém com um direcionamento voltado à questão do luto e do enfrentamento das perdas no dia a dia dos profissionais. “Na campanha Janeiro Branco foi colocada a importância de se debater assuntos e falar sobre angústias como forma de cuidado com a própria saúde mental. O grupo terá essa função, colocar a fala em andamento, além de debater, expressar os sentimentos relacionados a essa temática”, explicou a psicóloga, Jennifer Lopes.

Palestras

Dia 17/03 – 15h30 e 17h

Dia 18/03 – 9h30 e 11h      

Rodas de conversa

Dia 23/03 – 11h e 13h

Dia 24/03 – 17h e 18h

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde