Metropolitano realizou 190 mil atendimentos de fisioterapia em três anos

Referência tratamento de queimados no Norte de Brasil e de trauma para a região metropolitana de Belém, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), realizou 191.966 acompanhamentos fisioterapêuticos dispensados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 2013 a 2016. São atendidos pacientes vítimas de traumas ou queimaduras.

No Hospital Metropolitano, a maior demanda dos pacientes que precisam de atendimento fisioterapêutico diz respeito às vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, que representam 70% dos casos atendidos. Em alguns casos, as sequelas são graves e permanentes, causa transtorno para as famílias e vítimas.

Jonas Alves Silva, de 62 anos, realiza sessões de fisioterapia há mais de dois anos em consequência a um acidente de moto. Ele passou por procedimento cirúrgico na unidade, onde recebeu os primeiros atendimentos. “O atendimento aqui é cinco estrelas, tudo muito bom, desde os atendentes até os médicos. Não tenho nenhuma dificuldade aqui, não imaginei que fosse assim. Existe serviço público de qualidade”, diz Silva.

Por mês, cerca de 120 pacientes recebem acompanhamento fisioterapêutico no hospital, sendo que a média mensal de atendimentos chega a 800. A quantidade é expressiva, já que poucas unidades são referências em atendimentos de fisioterapia no Estado.

A supervisora da reabilitação do Hospital Metropolitano, fisioterapeuta Gabriela Lima, explica que os processos de reabilitação dependem de cada caso clínico. O atendimento oferecido procura corresponder às necessidades particulares dos pacientes em sua plenitude. “Hoje, a função é dar continuidade ao tratamento do paciente que ficou internado conosco. É voltado para quem já teve alta do hospital, mas ainda faz o acompanhamento fisioterapêutico, principalmente pacientes ortopédicos e queimados”, diz Gabriela.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde