Semana Municipal de Conscientização sobre a Endometriose terá palestra no Hospital Municipal

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira (16) palestra sobre endometriose. O evento é uma das ações da Semana Municipal de Conscientização sobre a Endometriose, que conta com diversas atividades nas unidades de saúde do município.

Ministrada pelo diretor-clínico do hospital, o ginecologista Sandro Rodrigues, a palestra acontece no auditório do Hospital Municipal, às 16 horas, e será aberta ao público.

Entre outros assuntos, o ginecologista vai alertar para o fato de a endometriose ser responsável por 40% dos casos de infertilidade, segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva.

Ainda de acordo com a entidade, somente um terço de mulheres associa as dificuldades de engravidar à doença. Levantamento feito pela entidade em cinco mil mulheres com mais de 18 anos mostrou que 88% desconhecem como tratar a doença e 55% sequer ouviram falar dela. A estimativa é de que seis milhões de mulheres brasileiras tenham endometriose.

A Semana Municipal de Conscientização sobre a Endometriose é resultado de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. A inciativa tem como objetivo orientar mulheres sobre a doença, uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio (mucosa interna do útero) que ao invés de serem expelidas caem nos ovários ou na cavidade abdominal. A doença causa dor, fadiga, alteração na menstruação e infertilidade e é considerada uma doença da mulher moderna.

A endometriose acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico ocorre quando a paciente está na faixa dos 30 anos. A mulher cuja mãe ou irmã tem endometriose, apresenta seis vezes mais possibilidade de desenvolver a doença.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde