Metropolitano oferta palestras educativas em comemoração aos seus dez anos

Há 10 anos salvando vidas, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), situado em Ananindeua (PA), iniciou nesta segunda-feira (14) a semana comemorativa em alusão ao aniversário da unidade. O Coral HMUE se apresentou na abertura. Além disso, a programação, palestras educativas com orientação em saúde, para contribuir com hábitos e atitudes que promovam uma vida mais saudável. A primeira tratou sobre a Prevenção de Acidentes Domésticos.

Referência no Norte do Brasil na área de queimados e referência na Região Metropolitana de Belém na área de traumas, o HMUE atendeu 2.414 vítimas de acidentes domésticos nos anos de 2014 e 215. A abordagem deste tema foi feita pela supervisora da Reabilitação da unidade, a fisioterapeuta Gabriela Lima, a palestra levou aos acompanhantes, colaboradores e usuários, diversas informações importantes sobre como evitar acidentes domésticos e o que fazer quando passar por algo desta natureza.

Para a usuária Railene Agrícola, que assistiu a palestra enquanto aguardava o horário para visitar seu irmão que está internado no HMUE deste o último domingo (13), a palestra foi bastante interessante. “Gostei da parte em que ela falou sobre os cuidados necessários para quem tem criança em casa, como é o meu caso, e também das dicas de primeiros socorros, pois muitas vezes não sabemos o que fazer e acabamos piorando a situação” relata.

 

Acidente doméstico

O acidente doméstico se caracteriza por ocorrer dentro da residência ou em áreas adjacentes, como quintais, piscinas, calçadas, dentre outros. De acordo com Gabriela Lima, os locais mais frequentes e propícios para ocorrência desses acidentes são: cozinha, banheiro, escadas, o perfil das vítimas geralmente está associado com os de idosos e crianças. “As crianças geralmente não têm noção do perigo, visto que a sensação de medo só é desenvolvida a partir dos cinco anos, já o idoso, pelo próprio processo do envelhecimento já apresenta alterações como acuidade visual, problemas de locomoção, equilíbrio, entre outros, isso tudo favorece para a ocorrência desses acidentes” explica.

Durante a palestra, a facilitadora também deu algumas dicas de como evitar esses tipos de acidentes, entre elas foi manter o ambiente organizado e limpo, deixando sempre os objetivos perfurocortantes e perigosos longe do alcance das crianças, evitar o uso de tapetes escorregadios, dentre outros. “São situações do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidos, mas que devem ser tratadas com importância e assim minimizar a evitar bastante a ocorrência desses acidentes” revelou.

 

Programação

Dando continuidade à programação de aniversário, nesta terça-feira (15) ocorreu palestra sobre Estresse no Ambiente de Trabalho, às 15h. Na quarta-feira (16) as palestras serão sobre Alimentação Saudável, às 10h, e O Assistente Social na Orientação dos Direitos do Paciente, às 15h.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde