Campanha contra o Aedes aegypti leva informação e esclarecimentos aos colaboradores do Hospital Galileu

Durante esta semana o Hospital Público Galileu (HPEG), em Belém (PA), realizou sua campanha interna de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Foram três dias de palestras no auditório da unidade, que levaram informação e esclarecimentos aos colaborares sobre transmissão e diagnóstico.

A intenção do hospital com a campanha interna é que os envolvidos possam refletir e reforçar os cuidados preventivos contra o vetor dos vírus. Durante a ação os participantes receberam folders com informações sobre os sintomas das três doenças, também foram debatidas estratégias capazes de evitar que o mosquito se prolifere, como por exemplo: manter recipientes de armazenamento de água sempre bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, manter ralos sempre limpos e sacolas de lixo devidamente fechadas, cuidados simples, mas eficazes para evitar focos.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HPEG, Adriana Cardoso considerou a campanha importante por esclarecer suas dúvidas e parabenizou a unidade pela iniciativa. “Por ser da área da saúde, já sabia dos perigos com respeito a proliferação do mosquito, porém a palestra veio para somar aos meus conhecimentos e nos alertar mais ainda sobre os cuidados que devemos ter contra o Aedes Aegypti. Serviu para esclarecer mitos, verdades e as dúvidas mais frequentes relacionadas ao tipo de transmissão e tratamento para as doenças causadas pelo mosquito. Parabenizo toda a equipe por promover este tipo de ação, informações que com certeza serão muito bem agregadas em minha vida profissional”, declarou.

Responsável pelas palestras, a médica infectologista, Debora Onuma ressaltou a importância da campanha. Segundo ela, “a melhor forma de combatermos o mosquito é a prevenção e atitudes como a do hospital em promover esta campanha, podem ser disseminadas. Os colaboradores que participaram levarão até suas famílias e amigos todas as informações que receberam nas palestras e somarão esforços a todos os envolvidos nesta campanha”, destacou.

De acordo com o diretor geral da unidade, Saulo Mengarda, a campanha somou às outras iniciativas, tornando o combate ao mosquito mais expressivo. “É fundamental unirmos forças neste momento e estarmos sempre atentos a tudo que envolve o Aedes aegypti”, revelou.

Hospital público e gratuito, o Hospital Galileu é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde