Hospital Metropolitano promove Roda de Conversa sobre alimentação saudável

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), promoveu uma Roda de Conversa com o tema Colesterol alto, como devemos tratar e prevenir. A facilitadora foi a nutricionista Jacileide Ribeiro que conversou com visitantes e acompanhantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estudante Sielma Vieira foi uma delas. Ela estava aguardando o horário para uma visita e o tempo ocioso foi utilizado para adquirir informações valiosas. “Achei ótima a iniciativa. É importante ter uma alimentação correta para evitar problemas, como a dor de cabeça. A parte que mais gostei foi de como fazer um suco saudável”, revelou. O mecânico Gilmar Monteiro, que aguardava o horário de visita para acompanhar o quadro clínico de um familiar, foi outro participante da roda de Roda de Conversa abordando alimentação saudável. “Achei bastante interessante, pois aprendi sobre saúde e a melhor maneira de alimentação. Fiquei atento na recomendação de ter uma alimentação saudável com exercício físico”, disse.

Jacileide Ribeiro explicou que o colesterol é necessário para produção de novas células, sais biliares, vitamina D e hormônios esteroides, enquanto que os triglicérides regulam a reserva de energia. Contudo, em excesso, acarretam prejuízos à saúde. Como a palestra é dinâmica, a nutricionista fez uma abordagem considerando os alimentos locais. “Focamos em alimentos como a tapioca, que faz parte do café da manhã do paraense. Procuramos repassar dicas de como enriquecê-la”. Ainda de acordo com a colaboradora do HMUE, combater ao nível exagerado de colesterol passa pela ingestão de frutas e verduras em todas as alimentações, inclusive, nas sobremesas. “Ao invés de se preferir algo industrializado, que se valorize a fruta”, recomendou.

Para a coordenadora do Serviço de Nutrição Dietética (SND), Edilssa Carla, a reeducação alimentar e alimentação saudável impactam favoravelmente na qualidade de vida da população. “O objetivo é que o nosso serviço não trabalhe apenas na assistência ao paciente. A ideia é atingirmos todos os usuários do Hospital Metropolitano, inclusive, os acompanhantes que aguardam o horário da visita aos pacientes”, disse. 

De acordo com a coordenadora de Humanização da unidade, Roberta Cardins, as Rodas de Conversa na recepção central do Hospital Metropolitano ocorrerão semanalmente, com temas variados, que contribuam para a educação em saúde daqueles que aguardam por atendimento ou para visitar amigos e familiares. “Queremos fomentar a discussão da prática de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida, e assim, enquanto unidade hospitalar, promover a prevenção em saúde”, explicou a coordenadora.

O Hospital Metropolitano é uma instituição pública e gratuita, mantido com recursos públicos. Sua administração é feita pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde