Hospital Oncológico Infantil inicia campanha de higienização das mãos

O simples ato de higienizar as mãos corretamente faz toda a diferença no processo de controle e prevenção de infecções hospitalares. Pensando nisso, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), iniciou na última terça-feira (01), a campanha educativa sobre a higienização das mãos junto aos colaboradores. A ação acontecerá até o dia
(04/03), percorrendo por todo o hospital, desde a área da assistência hospitalar até as áreas administrativa e operacional.

Durante a ação está sendo feita a demonstração da técnica correta de higienização das mãos, desde a lavagem com água e sabão até a utilização do álcool em gel. Chamando a atenção com um cartaz ilustrativo, as enfermeiras do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH) e da Educação Continuada estão orientando os colaboradores sobre causas e consequências decorrentes da não adesão desta prática.

Para a enfermeira da SCIH, Adrielle Ribeiro, a campanha é primordial para disseminar na unidade o hábito de higienizar as mãos. “Precisamos reforçar, constantemente, a necessidade de higienizar as mãos de forma correta e no tempo certo, inclusive aqueles que estão na área administrativa”, explica.

Durante a campanha está sendo realizado uma espécie de Quiz, jogo de pergunta e resposta, estimulando os colaboradores a responder corretamente as perguntas. Os colaboradores também são convidados a realizar a técnica de higienização com os olhos vendados. Eles também utilizam tinta guache mostrando que a higiene correta ajuda a remover toda sujidade.

Segundo a colaboradora Larissa Sampaio, a ação ajudou para que ela aperfeiçoasse a técnica que já realizava. “Em outra oportunidade eu aprendi a forma correta de higienizar as mãos, mas não lembrava com tanta propriedade” diz a profissional, que mesmo não tendo contato direto com os pacientes elogiou a iniciativa da unidade.

 

Higienização

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as mãos são consideradas a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

A higienização das mãos tem como finalidade remover a sujidade, suor, oleosidade, dentre outras sujeiras visíveis, evitando a transmissão de infecções veiculadas ao contato, e ainda previne na redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam. Elas são classificadas como higienização simples, anti-séptica, fricção de anti-séptico, anti-sepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório. Antes de iniciar qualquer uma dessas técnicas, é necessário retirar qualquer adorno, como anéis, pulseiras, relógio, pois sob tais objetos podem acumular-se microrganismos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde