Hospital de Marabá realiza campanha de doação de sangue

 

De 14 a 18/03, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), localizado em Maraba (PA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promoverá a 27ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue. As coletas serão feitas nas duas instituições. Para ser um doador é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado no dia e com saúde, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou habilitação de motorista. Doadores com menos de 18 anos precisam da autorização dos pais.

O sangue é um tecido essencial para o funcionamento do corpo humano, sendo responsável pelo transporte do oxigênio para as células. Por este motivo doar sangue é tão importante. Uma única doação pode salvar até quatro adultos ou oito crianças. O processo é simples, indolor e não traz riscos ao doador.

Desde 2010, o colaborador Romerson Oliveira, de 25 anos, participa das campanhas do HRSP pelo menos duas vezes por ano. Ele conta que dessa forma contribui de forma positiva na vida de outras pessoas. “Aos 12 anos eu fraturei o fêmur e perdi muito sangue. Precisei fazer uma cirurgia, mas não fiz de imediato porque não havia bolsa de sangue disponível. Foi então que decidi que seria um doador, mas, naquela época, eu não tinha peso nem idade. Agora participo sempre que posso e estimulo meus amigos a serem doadores também. Vi que muitos deles precisavam apenas da informação correta para se decidir porque há muitos mitos em torno da doação”, comenta.

Segundo a hemoterapeuta e coordenadora da Agência Transfusional do HRSP, Socorro Leão, os principais mitos são de que doar sangue vicia, emagrece ou engorda, causa anemia e transmite doenças. “Esses mitos têm sido reduzidos ao longo do tempo por meio de campanhas educativas junto à comunidade, promovidas pelos hemocentros e diversos parceiros”, afirma a médica.

 

 

Postos de coleta

 

Hemopa Marabá

Período: de 14 a 18 de março

Hora: 7h30 às 12h30

Endereço: Rod. Transamazônica, quadra 12, s/n

 

Hospital Regional de Marabá

Período: 15 de março

Hora: 8h às 17h

Endereço: Rodovia PA 150, s/n, próximo à rodoviária do Km 6

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde