Comunicação eficaz na saúde é tema de palestra no Hospital Oncológico Infantil

Colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), participaram na manhã da segunda-feira (29), de palestra com tema: “Comunicação Eficaz na Saúde” que abordou a importância da comunicação no processo organizacional, e ainda mostrou conceitos e exemplos de diferentes formas de se comunicar, sendo elas através da fala, gestos, expressões e escrita.

Segundo a diretora assistencial do hospital, Maria do Carmo Freitas, a temática vem ao encontro das expectativas do hospital com relação a promoção da gestão de qualidade. “Nosso objetivo aqui no hospital é ofertar aos nossos usuários os melhores serviços em saúde, e acreditamos que um dos gargalos no processo de gestão de qualidade é a comunicação, a forma de conduzir uma fala, fazer um relatório, ou até mesmo interpretar gestos pode acarretar em alguns problemas quando feitos de forma errada”, relata Maria do Carmo.

A palestra foi facilitada pela psicóloga Rosa Carvalho. “A comunicação é importante em qualquer área de atuação. É possível observar que 60% dos problemas e conflitos organizacionais tem uma origem na comunicação, tanto em termo operacional, quanto em âmbito mais estratégico. A comunicação tem que ser muito clara e muito bem definida”, diz Rosa Carvalho.

Segundo a assistente social do Hospital Oncológico Infantil, Vanessa Martins, o tema abordado é pertinente e atual. “ A comunicação interfere não só no trabalho entre os profissionais como também na lida diária com os pacientes e familiares”. A colaboradora tem o contato direto com os usuários diariamente. “Os exemplos de comunicação não verbal citados na palestra me chamaram atenção, pois com frequência me deparo com famílias que não conseguem verbalizar o que estão sentindo, mas se expressam através de gestos e atos que nós temos que saber interpretar para auxiliá-los” exemplifica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde