Colaboradores e acompanhantes do HRBA aprendem técnicas de ressuscitação cardiopulmonar

Preparar o maior número de pessoas para atuar em casos de parada cardiorrespiratória (PCR). Esse foi o objetivo da ação promovida pelo Time de Resposta Rápida (TRR) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), durante os dias 25 e 26 de fevereiro. Colaboradores e acompanhantes receberam noções práticas e teóricas sobre como detectar precocemente a parada e realizar os procedimentos iniciais para ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Anualmente, o hospital realiza o treinamento com todos os colaboradores que não fazem parte da assistência. Os treinamentos para as áreas da saúde têm uma frequência menor, a cada três meses. A intenção é que 100% das pessoas que trabalham na unidade estejam capacitadas para agir ao se deparar com uma situação de emergência. “Queremos alcançar todo o hospital, para quando ocorrer uma parada cardiorrespiratória o socorrista leigo identificar e iniciar as compressões cardíacas até a chegada do TRR. Isso vai diminuir consideravelmente o risco de morte desse paciente”, informa a enfermeira do TRR, Carla Lemos.

O residente multiprofissional de farmácia, Breno Ferreira, foi um dos que passaram pela instrução prática. “Com esse treinamento, a gente já se sente mais seguro em realizar a parte básica. Não tem mais aquele choque de observar a situação e não saber como agir. É muito importante tanto para salvar uma vida, quanto para o bem-estar das pessoas próximas”, diz Ferreira.

Para a diretora de enfermagem do HRBA, Daniella Mengon, é importante preparar as pessoas para saberem lidar com eventuais situações de emergência. “É fundamental que todos que trabalham no ambiente hospitalar sejam capacitados e saibam tomar uma decisão na hora que se deparar com uma situação de emergência, porque o quanto mais rápido a pessoa for atendida, melhor”, explicou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde