Equipe de enfermagem do Oncológico Infantil recebe treinamento sobre curativos

Os profissionais da equipe de enfermagem do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), receberam treinamento sobre Curativos e Cuidados com a Pele. A capacitação proporcionou aos colaboradores o aperfeiçoamento das técnicas e os cuidados que devem ser tomados na prevenção e tratamento adequado de feridas, tendo sido facilitado pela especialista em feridas e estomas, estomoterapeuta Rita Lisboa, e pela responsável pelo setor de Educação Continuada no hospital, enfermeira Elisângela Lopes.

O foco da capacitação foi apresentar aos colaboradores os tipos de curativo e as suas finalidades, bem como demonstrar as técnicas e os produtos padrões a serem usados nos curativos. Os profissionais também puderam conhecer um pouco mais sobre os tipos de cicatrização e os fatores que alteram o processo, bem como os fatores que contribuem para o aumento de infecção.

Durante a palestra também foram apresentados os tipos de ferimentos, suas complicações e as formas de tratamento adequadas, visando a padronização das técnicas utilizadas e reduzindo os riscos e complicações dos pacientes atendidos na unidade hospitalar.

No Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo os treinamentos ocorrem com uma periodicidade regular, a fim de capacitar os trabalhadores e padronizar o atendimento na unidade e assim garantir a segurança do paciente e a qualidade no serviço prestado.

A educação continuada é um dos pilares da gestão da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar que administra o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde