Hospital Galileu capacita brigadistas

Prezando pela qualidade e segurança no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguindo a Norma Brasileira (NBR), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), está realizando o treinamento para capacitação de 40 brigadistas. A ideia é habilitar voluntariamente colaboradores da unidade para estarem atentos na prevenção e combate a eventuais riscos de emergência referentes a alarmes de incêndio, vendaval e outros tipos de sinistro.

O curso, com 20 horas aulas, começou na última segunda-feira (15), no auditório do Hospital Galileu e será encerrado na próxima segunda-feira (22), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), localizado em Marituba, região metropolitana de Belém (PA). Os colaboradores estão desenvolvendo atividades teóricas e assistindo a palestras com o tema Brigada de Incêndio e Emergência. A semana de capacitação será finalizada com uma aula que servirá como exercício prático do treinamento. O sub-tenente do Corpo de Bombeiros e professor de prevenção e combate a incêndios, Nilson Amaral, é o responsável pela formação da turma de novos brigadistas. Segundo ele, o principal foco é a prevenção. “Não queremos que ocorra um incêndio ou outro sinistro, mas se acontecer a equipe de brigadistas estará preparada para tomar as providências emergenciais cabíveis. O trabalho deles será alertar as pessoas sobre um possível acidente ou incêndio, evacuar o prédio, acionar o Corpo de Bombeiros e, assim, garantir a segurança de todos', afirma.

Estão participando do treinamento de capacitação de Brigadistas colaboradores, de ambos os sexos, de todos os setores do Hospital Galileu. “É importante que todos estejam aptos para garantir a segurança de usuários e colaboradores, atentos ao trabalho preventivo e preparados para minimizar riscos de acidente em nosso hospital. Com o trabalho dos brigadistas, o HPEG será beneficiado com a prestação de um novo serviço, que será mais uma garantia de qualidade na segurança da unidade”. Foi o que comentou o diretor geral do hospital, Saulo Mengarda.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde