Teatro orienta pacientes e acompanhantes do HEUE a combater mosquito Aedes aegypti

A união da arte com a informação tem o ingrediente perfeito para uma ação de apoio na conscientização das pessoas. Agora já imaginou entrar em um hospital e encontrar um grupo de seis jovens, tocando violão, fazendo paródia, e um deles vestido de mosquito? No primeiro instante pode parecer cômico, mas a iniciativa é séria: combater de vez o Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

Pneus, garrafas, galões e vasos de plantas com água vão decorar o cenário para a apresentação da peça teatral da companhia teatral “Ó Comédia”, composta por jovens com idades entre 16 e 18 anos. Os atores voluntariamente produziram uma peça para o “Dia D — Não Deu Zika no HEUE”. A campanha, realizada pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência, acontecerá no dia 24 de fevereiro.

A peça vai utilizar o teatro para mostrar os riscos que as pessoas sofrem quando não eliminam de suas casas os objetos que acumulam água parada, como vasos de plantas, tampas de garrafas, piscinas, calhas, pneus e vários outros.

Roteirista e ator da companhia “Ó Comédia”, Francis Souza, explica que o combate ao mosquito precisa acontecer no coletivo, inclusive com a participação de crianças e jovens. “Acreditamos que a arte pode mudar o jeito de agir das pessoas, incentivando a população para eliminar os focos de proliferação do mosquito”, afirma.

O diretor geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, José Donizetti Stoque, explica que a unidade de saúde possui uma função social importantíssima para a comunidade. “Essa é uma iniciativa de humanização muito importante promovida aqui no hospital porque engaja as pessoas no combate ao mosquito. Mostra, a partir da reprodução da realidade, o que acontece quando a gente não elimina água parada em nossas casas. Ou seja, todo mundo sofre as consequências. Mas também orienta sobre a maneira correta e mais eficaz de vencer o Aedes”, acrescenta Stoque.

A apresentação da peça teatral no Hospital Estadual de Urgência acontecerá a partir de 9h, nas recepções de atendimentos. Em seguida, companhia teatral “Ó Comédia”, em parceria com a equipe multidisciplinar e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vão entregar folhetos com orientações nas unidades de internações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde