Dia Mundial do Enfermo é lembrado no HMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), destacou, neste 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Enfermo. A assistente social, Eliana Ribeiro, e o psicólogo hospitalar, Alex Encenha, integrantes da Comissão de Humanização da unidade, realizaram palestras e distribuíram folhetos com informações sobre a data. O material informativo dava orientações sobre como prevenir doenças respiratórias, uma das principais queixas dos pacientes mirins que são atendidos no Pronto Atendimento Infantil, segundo dados do Perfil Epidemiológico dos pacientes do HMMC.

Criado em 1992, por iniciativa do Papa João Paulo II, o Dia do Enfermo tem como objetivo sensibilizar a todos para uma atenção especial aos doentes, o qual possibilite uma assistência adequada. 'Temos que cuidar e respeitar a pessoa doente como se fôssemos nós mesmos, porque estamos suscetíveis a todas as enfermidades. Pacientes têm direitos e deveres que precisam ser seguidos', destacou Eliana Ribeiro, durante a palestra.

A data serve para sensibilizar tanto os profissionais de saúde ligados diretamente ao paciente quanto os que cuidam da administração do hospital. Para reabilitar uma pessoa, é fundamental o diagnóstico preciso e a aplicação de medicamentos, porém, o respeito e o acolhimento humanizado são imprescindíveis para uma recuperação menos dolorosa e mais rápida.

Já aos familiares e amigos de um enfermo a orientação é para que tratem os doentes com carinho e afeto.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde