Cipa do Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza campanha de conscientização para um Carnaval seguro

Os colaboradores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), receberam importantes informações para aproveitarem as festas do Carnaval de modo seguro. Profissionais da saúde palestraram, entre outros temas, sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas, que podem acarretar em sérios prejuízos para a saúde. A campanha Carnaval Seguro: valorize sua vida, previna-se! foi a primeira ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da instituição em 2016.

O anestesiologista Telmo Moreira deu atenção especial aos cuidados com o uso álcool na sua palestra ministrada no dia 04/02. Para ele, o “Carnaval é uma festa alegre, bonita e cultural, mas merece muito cuidado. O uso do álcool pode causar muitos problemas, começando com o transporte para ir e voltar, até brigas e doenças”, revelou. O médico alertou ainda para “que se brinque o carnaval com moderação, que tenhamos essa consciência e passemos para os outros”.

Para o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi, ter um comportamento seguro e preventivo é a melhor forma de brincar o Carnaval sem que ocorram consequências negativas. “Falar de segurança no Carnaval é fundamental. E nós, como profissionais de saúde, somos referências nisso. Temos que pegar as informações no ambiente de trabalho e compartilhar com nossas famílias e nossos amigos”, aconselha.

Conscientização

Na sexta-feira, 05/02, membros da Cipa percorreram os setores da unidade para distribuir panfletos com orientações sobre prevenção de doenças.  A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santarém realizou cerca de 60 testes rápidos de aids e sífilis em colaboradores do HRBA. Conforme a presidente da Cipa, Claudiléia Glavão, “a intenção foi proporcionar ações educativas com os colaboradores e consequentemente, minimizar os índices de acidentes de trabalho aumentando os cuidados que todos têm que ter com sua saúde”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde