HEUE promove campanha de conscientização no Carnaval

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), iniciou, nesta quinta-feira (4/02), a campanha de conscientização “Divirta-se com responsabilidade’’, em alerta ao Carnaval. Pela manhã, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) entregou aos colaboradores folhetos com orientações sobre os cuidados com a saúde e a importância de doar sangue. Atravessar na faixa de pedestre, usar cinto de segurança e capacete também fizeram parte da lista de recomendações. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) disponibilizou para a campanha do hospital, folhetos com orientações para pedestres, motociclistas e condutores.

Os pacientes e acompanhantes do HEUE também foram orientados pela equipe de Enfermagem nas recepções de atendimentos. A enfermeira da Educação Permanente, Flávia Lyrio, despertou a atenção dos pacientes sobre os cuidados necessários com a saúde, alimentação, mistura proibida de volante e direção, além da necessidade de voluntários para doação de sangue. “Em função do crescimento de acidentes no trânsito, a demanda de bolsas de sangue aumenta nos hospitais. Portanto, é relevante conscientizar e incentivar a sociedade sobre doação de sangue’’, alertou a enfermeira. 

Para Rachel Saldanha de Oliveira, vendedora, que acompanha o pai em um exame, a iniciativa do HEUE é importante, pois o ato de doar sangue é capaz de salvar vidas, inclusive de pessoas desconhecidas.  

“Há aproximadamente 15 anos que sou doadora de sangue. A iniciativa de doar sangue aconteceu quando uma amiga necessitou. Procuro sempre doar sangue e incentivo quem conheço a fazer o mesmo’’, enfatiza a vendedora. 

Nesta sexta-feira (5) os acompanhantes vão receber as mesmas orientações na Reunião de Acolhimento, que acontece as sextas-feiras, a partir das 14h, no auditório da instituição. 

Quem pode doar sangue:
É necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento original com foto, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Locais de doações no Espirito Santo: 

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) 
(27) 3636-7900/7920/7921 — Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h30.

Unidade de Coleta a Distância da Serra
(27) 3338-7880/3338-7373 — Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 15h30. 

Hemocentro de Linhares
(27) 3171-4361/4363/4362 — Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina
(27) 3177-7930 — Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus
(27) 3767-4135 — Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Veja as dicas do Detran-ES: 

Para pedestres: 
• Sempre que possível, utilize passagens alternativas como passarelas. Não passe no meio dos carros. Utilize sempre a faixa de pedestre; 

• Se você estiver com uma criança, segure-a firme pelo punho antes de realizar a travessia; 

• Olhe sempre para os dois lados, mesmo em vias de sentido único;

Para condutores: 
• Exija que todos dentro do carro coloquem o cinto de segurança;

• Jamais avance o sinal vermelho — é um risco para todos que estão no carro, inclusive, para os demais que estão em volta, como pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores;

• Não estacione nas esquinas, pois os demais motoristas podem não avistar seu veículo, causando um acidente grave.

Para motociclistas: 
• Antes de sair, verifique sua moto

• Use seu capacete. Capacetes de cores claras e vivas favorecem a sua visualização pelos demais motoristas;

• Diminua a velocidade no cruzamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde