Atendimento do Hospital Galileu é aprovado por 95% dos usuários

Foto: Cristino Martins – Ag. Pará

O índice de aprovação do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), atingiu 95,35%. É o que diz uma pesquisa realizada em 2015 pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), setor responsável pelo monitoramento de elogios, sugestões e críticas do Hospital. Qualquer usuário ou acompanhante podem utilizar o serviço. Foi o que fez Adriana Reis da Costa, 31 anos.

Há quase três meses lidando com a rotina hospitalar, Adriana é acompanhante e observa a evolução do quadro clínico do filho. “Desde que viemos para este hospital, o sorriso dele mudou e minha esperança em vê-lo recuperado aumentou”, comenta. M. V., filho de Adriana, fez questão de elogiar o trabalho humanizado da equipe de enfermagem. “Elas são muito divertidas”, ressalta.

O Hospital Galileu recebe pacientes dos hospitais Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), de Clínicas e Abelardo Santos. E por esse perfil é considerado um hospital de retaguarda. Alguns pacientes retornam a unidade para dar continuidade aos seus tratamentos, como o senhor Henrique Zamata Neto, 55, agricultor e morador de Tomé–Açu, município do Estado.

Henrique reconhece que a instituição preza por um atendimento de qualidade. “Nota 10. Me considero um homem de sorte por estar aqui”, disse. Ele lembra da forma que encontrou para agradecer a equipe quando recebeu alta de sua primeira internação. “Fiz uma listinha com o nome de todos que me atenderam: médicos, enfermeiros, técnicos, moças da limpeza, da cozinha e a equipe da humanização. Precisei estar aqui e só tenho que agradecer por todo carinho, gentileza e os sorrisos”, destaca. Pedro Afonso Soares, 50 anos, que é acompanhante do filho, enfatiza os serviços oferecidos pela unidade. “Todos são gentis e prestativos. A enfermaria está sempre limpa e organizada”, ressalta.

O diretor geral do hospital, Saulo Mengarda, considera o atendimento humanizado uma meta a ser perseguida diariamente. “O foco de nossos esforços é o paciente. Todas ações direta ou indiretamente são pensadas com o objetivo de proporcionar aos pacientes e acompanhantes o melhor atendimento, com segurança e humanização. O que resume muito bem tudo isso é a nossa missão:  cuidar de vidas”.

Pesquisa

A pesquisa feita pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) mostra a média de satisfação dos usuários, em relação ao atendimento e se eles recomendariam ou reutilizariam os serviços do HPEG: 95,33% dos pacientes do Hospital Galileu informaram que classificam o atendimento como bom ou ótimo, sendo que 99,57% gostariam de retornar para HPEG, caso houvesse necessidade e, recomendariam ou reutilizariam os serviços.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde