HRBA é referência na formação de profissionais de saúde

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), além de oferecer serviços médicos de alta e média complexidade, é, hoje, referência no ensino e pesquisa na Região Norte do país, recebendo tal habilitação dos Ministérios da Saúde e da Educação. Mais de 60 trabalhos científicos já foram produzidos e apresentados por profissionais e residentes em congressos, fóruns nacionais e internacionais.

Um dos objetivos de descentralizar a formação na área da saúde é poder atender ao paciente no seu local de origem, sem que ele precise se deslocar para outros centros. “Descentralizar a assistência, levando qualidade, segurança e resolutividade para os municípios onde o paciente está é a melhor forma de lidarmos com essa questão de saúde e, para isso, hoje nós temos um grande programa de formação de profissionais de saúde que é referência em toda a região Norte do Brasil”, destaca o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Neste ano serão disponibilizadas, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) 30 vagas em 13 especialidades para residência médica. Quatro programas vão ter turmas pela primeira vez: Cirurgia Geral Avançada, Infectologia, Medicina Intensiva e Obstetrícia e Ginecologia. Além dessas, o hospital já recebia residência em Anestesiologia, Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

A residência multiprofissional na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, desenvolvida no Hospital Regional de Santarém, vai oferecer 14 vagas, compreendendo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Moreschi destaca a importância da formação desses profissionais ocorrer na própria região em que estão inseridos, no oeste do Pará, já que é uma área extensa onde a carência é grande.  “Nós sabemos que a interiorização de profissionais de saúde, principalmente na Região Norte, é um grande desafio. Dos 20 municípios que nós atendemos enquanto Hospital Regional, poucos são aqueles que têm uma equipe de saúde estruturada, com médicos e profissionais especializados”.

Estágio curricular

Ao longo do ano passado 1.724 estudantes cumpriram estágio curricular no hospital. Para 2016, mais 252 vagas de estágios serão disponibilizadas para 13 diferentes cursos. Cinco instituições de ensino superior de Santarém vão ter alunos estagiando no HRBA.

Além de contar com estudantes da área da saúde, o hospital oferece oportunidades para acadêmicos de Administração, Agronomia, Gestão Ambiental, Jornalismo e Pedagogia. Vários projetos são desenvolvidos nessas áreas, dentre eles, o de ‘Compostagem e Horta Orgânica’, ‘Ensino, Cultura e Saúde’ e a ‘Rádio HRBA’.

As integrações acadêmicas começarão na primeira semana de fevereiro e irão contar com alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Universidade do Estado do Pará (UEPA); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES); e Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).

Para a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, “essa é uma forma de fortalecer a parceria entre as instituições e garantir a qualidade do ensino”. Durante a integração acadêmica, os estudantes recebem formação voltada para a prevenção de infecção hospitalar; segurança no processo assistencial; cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual; como fazer uma evolução adequada e correta nos prontuários; e normas gerais do hospital.